one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Símbolo da ONU

Imagem:

Compartilhar:

Saiba tudo sobre a ONU, organização mundial que luta pela paz

Criado em 22/06/15 10h52 e atualizado em 22/06/15 11h01
Por Plenarinho

Você já deve ter ouvido falar dela, mas talvez não saiba como ela surgiu e para que ela serve. Então, convidamos você a conhecer melhor essa importantíssima associação.

Tudo começou quando os países que venceram a Primeira Guerra Mundial se reuniram em Paris, na França, no ano de 1919, para assinar um acordo de paz e fundar a Liga das Nações. O objetivo dessa organização era evitar que outras guerras acontecessem. Em setembro de 1939, Adolf Hitler, o ditador nazista da Alemanha, começou a Segunda Guerra Mundial. E a Liga das Nações, como fracassou em manter a paz no mundo, foi extinta oficialmente em 1942.

Mas aí a Segunda Guerra terminou, e, no dia 24 de outubro de 1945, representantes de 47 países participaram de uma conferência em San Francisco, nos Estados Unidos, e criaram a Organização das Nações Unidas. O objetivo? O mesmo da Liga das Nações: lutar pela paz no mundo.

Assim, a ONU foi resultado do trabalho de pessoas que queriam resolver os conflitos mundiais por outros caminhos que não fossem a guerra. Esse ideal de paz resultou na elaboração, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos feitos mais destacáveis da ONU.

Atualmente

Hoje a ONU conta com a participação de 193 países. Seus objetivos também cresceram: agora ela quer manter a segurança no mundo, construir relações amigáveis entre as nações, promover progresso social, melhores condições de vida e proteger os direitos humanos.

Mas não são só países que fazem parte da ONU. Ela também é formada por organismos especializados, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial, além de outras entidades especializadas em comércio, agricultura e meteorologia.

Desde a época de sua fundação até hoje, a Organização só tem aumentado. Alguns países entraram bem cedo na ONU e continuam firmes e fortes, como o Brasil, que foi um dos 51 países fundadores e participa desde 1945. As principais reuniões acontecem uma vez por ano pelo menos, com os líderes de todos os países-membros, na Sede, que fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Por ser uma organização tão grande, é claro que alguém precisa coordenar e pôr ordem nas reuniões, certo? A ONU é liderada pelo secretário-geral, que normalmente é nomeado pelos países-membros nas assembleias gerais. Ele não pode ser presidente de nenhum país, mas deve ter um papel político importante e ser engajado na defesa da paz mundial. O atual secretário-geral da ONU é o chanceler sul-coreano Ban Ki-Moon.

E como a ONU é sustentada? Alguém tem de arcar com as despesas, não é mesmo? O orçamento da ONU funciona assim: cada país pode doar uma quantia de dinheiro para a organização. Esse dinheiro é principalmente usado nas missões de paz da ONU, que acontecem em regiões conturbadas, com o objetivo de dissolver os conflitos.

ONU e as crianças

Tudo isso parece muito bonito e importante, mas o que a ONU tem feito pelas crianças de todo o mundo? A Organização conta com um órgão específico para a infância. É o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o famoso Unicef, criado em 11 de dezembro de 1946. Seus primeiros programas ajudaram milhões de crianças após a Segunda Guerra, na Europa, no Oriente Médio e na China.

A ONU também promulgou a Convenção sobre os Direitos das Crianças, que é uma espécie de Carta Magna para as crianças de todo o mundo, pois tem força de lei nos países que a ratificaram. A propósito, a Convenção sobre os Direitos da Criança é o documento de direitos humanos mais aceito na história universal, além de contar com 54 artigos! Você pode conhecer mais sobre os direitos da criança no portal infantil do Unicef.

No Brasil, o Unicef teve participação fundamental em várias medidas destinadas às crianças. Na década de 50, logo quando começou, ele promoveu a política de merenda escolar no Brasil, além de campanhas de vacinação e nutrição. Ao longo das décadas, o Unicef propôs diversas campanhas no Brasil, juntou-se aos governos, às empresas e à sociedade, fez campanhas no rádio, na TV, nos jornais e nas revistas, sempre buscando garantir uma vida melhor para os brasileirinhos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário