one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Guimarães Rosa escreveu um dos livros mais importantes da literatura brasileira

Imagem:

Compartilhar:

Guimarães Rosa: saiba mais sobre o feiticeiro das palavras

Criado em 29/07/15 11h27 e atualizado em 29/07/15 11h36
Por Plenarinho

Ele foi chamado de feiticeiro das palavras e de caboclo universal! Nasceu no dia 27 de junho de 1908, no interior de Minas Gerais, em uma cidadezinha chamada Cordisburgo. Quando criança, gostava de ficar trancado no quarto imaginando personagens para suas histórias. Porém, mais velho, resolveu trilhar outro caminho: entrou para a faculdade de medicina.

Formou-se em 1930 e foi morar na pequena cidade de Itaguara, no interior de Minas Gerais. Único médico da região, ficou conhecido por não medir esforço para atender a todos. Ia no lombo de seu cavalo à casa de cada paciente. Nessas caminhadas, fazia anotações sobre expressões características da região, que se tornariam muito importantes para seus livros.

O homem das mil línguas

Guimarães Rosa adorava estudar outras línguas. Por isso, tinha conhecimento profundo de húngaro, russo e chinês; além de falar alemão, inglês, francês, romeno e italiano, entre outras línguas.

Um amigo de Guimarães ficou impressionado com a facilidade que ele tinha de aprender novas línguas e o incentivou a fazer a prova do Itamaraty para se tornar diplomata. Guimarães seguiu o conselho e não deu outra: foi aprovado!

Com a nova profissão, Guimarães rodou o mundo. E nunca abandonou seu caderninho de anotações, no qual registrava tudo o que via. Porém, o novo ofício colocou o escritor em uma situação nada confortável: ser o representante brasileiro na Alemanha, que na época estava em guerra.

Foi lá que aconteceu um fato que mudaria a vida de Guimarães. Durante uma noite, acordou com vontade de comprar cigarros. Saiu e, quando voltou, sua casa não estava mais lá! Havia sido destruída por uma bomba! A partir de então, Guimarães se tornou um homem muito supersticioso. Isso influenciou muito a sua forma de escrever.

O primeiro livro

Em 1946, aos 38 anos de idade, Guimarães finalmente escreveu seu primeiro livro, chamado Sagarana. Seu estilo de escrever era uma imensa mistura das experiências que viveu no interior do Brasil e pelo mundo afora. Dez anos depois, em 1956, nosso autor publicou Grande Sertão: Veredas, um dos livros de maior importância dentro da literatura brasileira.

O inventor de palavras

O grande conhecimento que Guimarães tinha de várias línguas fez com que ele resolvesse criar algumas palavras. Por exemplo, “taurophtongo” foi a palavra que ele inventou para descrever o mugido do touro. É uma mistura dos termos gregos “tauros” (que quer dizer touro) e “phtoggos” (que significa som da fala).

Essa foi apenas uma das várias expressões inventadas pelo feiticeiro das palavras. Há ainda “enxadachin”, mistura de enxada com espadachim. Guimarães criou o termo para descrever os trabalhadores do campo que lutavam para sustentar suas famílias. Ele criou ainda diversos outros termos - os quais só uma pessoa que viajou muito e sempre se dedicou a conhecer as pessoas a fundo, como ele fez, poderia ter criado.

Guimarães foi médico, diplomata e escritor. Mas acima de tudo foi um grande aventureiro da literatura brasileira. Suas aventuras estão nas páginas dos seus livros, como ele mesmo diz: - As aventuras não têm começo nem fim. E meus livros são aventuras; para mim são minha maior aventura - disse Guimarães.

Guimarães morreu em 1967, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras. Aliás, morreu, não! Como ele dizia: as pessoas não morrem, ficam encantadas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário