one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Umbigo

Imagem:

Compartilhar:

Para que serve o umbigo?

Criado em 30/07/15 11h06 e atualizado em 30/07/15 11h17
Por Hospital Infantil Sabará

Assim como os pés e as mãos, o umbigo é uma das primeiras partes do corpo que a criança descobre, e normalmente causa uma curiosidade danada. Além de fazer aquele barulhinho gostoso quando a gente faz cócegas com a boca na barriga do bebê, essa covinha foi o jeito que a natureza encontrou para fazer com que o alimento da mamãe grávida chegue até o bebê que está na sua barriga. É através dele que chegam todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto até se tornar um neném saudável pronto para nascer.

Quando está na barriga na mãe, o bebê é alimentado através do sangue e por isso a mulher deve ter uma alimentação bastante saudável e balanceada, porque tudo o que ela ingerir vai para o neném também, levado pela corrente sanguínea. O sangue, por sua vez, é levado através do saco que envolve o bebê e que chamamos de placenta – e que se comunica com o bebê através de uma extensão que se enrosca, o cordão umbilical. Sem ele, nenhum mamífero consegue se desenvolver na gestação, nem as pessoas nem os bichinhos, como gatos e cachorros, por exemplo. Além dos nutrientes, o cordão umbilical também é o responsável pela troca gasosa, levando oxigênio para o feto, que “respira” através dele. É só na hora do nascimento, quando o médico dá aquela famosa palmada no bumbum, que os pulmões do bebê começam a funcionar e ele passa a respirar por conta própria. O cordão umbilical não é mais necessário.

E agora, o que acontece com ele? Bem, quando o bebê nasce o corpo da mamãe expulsa tanto a placenta quanto o cordão umbilical, que só serviam para alimentar o feto e agora não têm mais nenhuma função. Mas como o cordão continua preso ao bebê, o médico, com muito cuidado, o corta a partir de alguns centímetros da barriga, deixando um pedacinho. Mais ou menos uma semana depois essa pontinha que ficou seca e cai, naturalmente. E adivinha? Quando ele cai fica uma covinha, marcando para sempre o elo que nós tínhamos com o corpo da mamãe, quando ainda estávamos lá dentro. Essa covinha é o umbigo, que adora cumular sujeirinhas e por isso deve sempre ser muito bem limpinho no banho.

Mas para que serve o umbigo? Na verdade ele não serve para absolutamente nada, a não ser despertar a curiosidade dos pequenos e deixar as criancinhas ainda mais fofas e bonitinhas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário