one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Poesia: saiba mais sobre a arte de escrever em versos

Criado em 27/07/15 11h33 e atualizado em 27/07/15 11h40
Por Turminha do MPF

A palavra “poesia” tem origem grega e significa “criação“. É a arte de escrever em versos. Com a poesia expressamos nossas emoções e sentimentos, como amor,  amizade,  saudade,  e também nossos pensamentos.

Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga.

Por isso, dizem que a poesia pertence ao gênero lírico: que envolve a emoção, o estado de alma, os pensamentos, os sentimentos.

As linhas de um poema são chamadas de versos. O conjunto desses versos chama-se estrofe. E os versos podem rimar ou não. A rima é um recurso que se usa escrevendo palavras com o mesmo som no final da estrofe ou, às vezes, durante o versinho.

No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento. Os versos eram usados para os índios aprenderem sobre a igreja.

E você sabia, que existem três tipos de poesias? São as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, que aborda como temática principal as questões sociais e políticas.

A poesia tem um dia dedicado a ela, 14 de março. A data foi escolhida em homenagem a Castro Alves, que foi um dos maiores nomes da poesia brasileira e que nasceu neste dia. Ele escreveu o poema “Navio Negreiro" sobre escravos e o valor do amor e a luta por liberdade e justiça. Por causa desse poema ele ficou conhecido como o “poeta dos escravos”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário