one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saturno

Imagem: Domínio Público

Compartilhar:

Anéis de Saturno são visíveis da Terra a cada 15 anos

Criado em 28/08/15 12h28 e atualizado em 28/08/15 13h03
Por Luís Guilherme Haun - Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro Fonte:Estação Criança - Planetário do Rio

O planeta Saturno é conhecido por ter um conjunto de anéis espetaculares. Eles se estendem por 250.000 quilômetros, de uma ponta a outra, mas quando olhamos a sua espessura eles são bem finos, não ultapassando um quilômetro.

Os anéis estão inclinados em relação ao movimento de Saturno em torno do Sol. Da Terra, a cada 15 anos, eles ficam na nossa linha de visada, provocando sombra na superfície visível de Saturno parecendo que o planeta ficou cortado ao meio.

Um filme feito pelo telescópio espacial Hubble em 1995, com várias fotos em sequência, num intervalo de 9h30min, mostra os satélites Enceladus, Mimas, Dione e Tétis orbitando Saturno.

Enceladus é o primeiro a aparecer, seguido por Mimas, que não produz sombra nos anéis. Dione vem em seguida. O último satélite a aparecer é Tétis, que pode ser visto se movendo rapidamente para detrás do planeta sem provocar sombra alguma.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário