one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Como se define a cor dos olhos?

Criado em 26/08/15 12h47 e atualizado em 26/08/15 12h53
Por Universidade das Crianças

A cor dos nossos olhos depende das substâncias que o nosso corpo produz na íris, a parte colorida dos olhos. A "receita" para essas substâncias está dentro de cada célula nossa, lá no núcleo. E o que fica dentro do núcleo? É o DNA e ele é muuuito importante, porque é nele que estão guardadas todas as receitas para sermos o que somos. É lá que tem receita para a cor do cabelo, o formato dos dentes, o tamanho do pé e tudo o mais, inclusive a cor dos olhos. 

Uma metade do DNA de cada um de nós veio da nossa mãe e a outra metade, do nosso pai. É por isso que pais e filhos geralmente têm características em comum; eles são parecidos. A receita de cada substância que o nosso corpo produz é chamada de "gene" e o nosso DNA tem um tantão de genes, cada um com uma receita. Para os olhos terem cor são necessárias várias receitas, o que quer dizer que precisamos de vários genes diferentes.

Por isso, mesmo que o seu DNA tenha vindo dos seus pais, a cor dos seus olhos pode ser outra. Na íris dos seus olhos tem-se o resultado de uma combinação de substâncias vindas de genes distintos. Quanto mais substância for produzida, mais preto é o olho daquela pessoa! Assim, há pessoas com olhos bem azuis e outras com olhos pretinhos que nem jabuticaba.    

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário