one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: IESB / Wikimedia Commons

Compartilhar:

Gambá: saiba mais sobre o marsupial que usa o fedor como defesa

Criado em 30/09/15 09h20 e atualizado em 30/09/15 09h41
Por A Câmara é o Bicho Fonte:EcoCâmara

O gambá (Didelphis marsupialis) é um marsupial, ou seja pertence à mesma infraclasse dos cangurus, a marsupialia – animais que abrigam e nutrem suas crias em "bolsas", após seu nascimento em forma de embrião, que pesa em média apenas duas gramas. Seu nome vem daí: gaambá, em tupi-guarani significa "seio oco" – uma referência ao marsúpio, nome técnico para a bolsa. No Brasil também é conhecido como mucura, suruê, sariguê, micurê e timbuo. Habita preferencialmente as florestas e matas, mas se adapta bem à presença humana.

Alimenta-se de frutos, insetos, vermes, filhotes de pássaros, ovos e pássaros adultos de pequeno porte. Pesa entre 3 e 5 quilos. Vive entre 4 e 5 anos e tem até 3 gestações por ano. Constrói ninhos em ocos de troncos, com folhas e galhos.

Como defesa utiliza as glândulas que possui na região das axilas, liberando um forte odor que serve para afugentar predadores. Na época de reprodução, a fêmea libera o mesmo odor para atrair o macho.

O gambá vive em quase todos os países das Américas. Seu nome às vezes faz com que seja confundido como o cangambá (Mephitis mephitis) – mamífero carnívoro preto, com uma faixa branca sobre o dorso, que também usa o odor com defesa, tendo a capacidade de esguichar um líquido fétido de glândulas localizadas na base de sua cauda quando ameaçado. O cangambá não existe no Brasil, mas pode ser encontrada uma espécie semellhante, a jaratataca (Conepatus semistriatus).

Espécie: Didelphis marsupialis

Nomes populares: gambá, mucura, suruê, sariguê, micurê e timbuo

Reino: Animalia

 Filo: Chordata

Classe: Mamalia

Infraclasse: Marsupialia

Ordem: Didelphimorphia

Família: Didephinidae

Subfamília: Didelphinae

Gênero: Didelphis

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário