one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança dormindo

Imagem:

Compartilhar:

Por que roncamos?

Criado em 25/09/15 11h36 e atualizado em 25/09/15 13h00
Por Universidade das Crianças

“Você já deve ter reparado que ninguém ronca quando está acordado, não é mesmo? Isso, então, faz a gente imaginar que alguma coisa deve acontecer quando estamos dormindo para quem esta do nosso lado ouvir o famoso ronco!!! 

E é isso mesmo… Roncamos porque quando a gente dorme os músculos do nosso pescoço que formam as vias aéreas, que são os locais por onde passa o ar que respiramos, ficam relaxados. Tão relaxados que diminuem o espaço por onde passa o ar. Esse espaço fica tão apertadinho que quando o ar passa provoca um ruído. É esse ruído que nós chamamos de ronco! 

Agora que sabemos que o ronco tem a ver com o relaxamento dos músculos que formam o espaço por onde passa o ar, é fácil entender porque os vovôs e vovós normalmente roncam mais. É que quando a gente vai ficando mais velho esses músculos vão ficando mais relaxados, diminuindo o espaço por onde passa o ar! 

Mas não é só com os vovôs que isso acontece! Em pessoas que bebem muita cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica acontece igualzinho, pois o álcool relaxa os músculos das nossas vias aéreas. Ah, e algumas pessoas mais gordinhas tambem roncam, mas não é porque o músculo da via aérea relaxa, mas sim porque ele fica cheio de gordura, aumentando de tamanho, ai com menos espaço, você já sabe, fica mais difícil para o ar passar. 

E você, ronca? Sim ou não? Se você respondeu que não, talvez esteja um pouquinho enganada… Alguma vez você já ficou com o nariz entupido? Você já percebeu que quando isso acontece a gente fica respirando pela boca? Sabia que isso também faz a gente roncar?

Hum… Então, já sabe, nunca diga que não roncou! Ok?” 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário