Digite sua busca e aperte enter


Criança dormindo

Imagem:

Compartilhar:

Por que roncamos?

Criado em 25/09/15 11h36 e atualizado em 25/09/15 13h00
Por Universidade das Crianças

“Você já deve ter reparado que ninguém ronca quando está acordado, não é mesmo? Isso, então, faz a gente imaginar que alguma coisa deve acontecer quando estamos dormindo para quem esta do nosso lado ouvir o famoso ronco!!! 

E é isso mesmo… Roncamos porque quando a gente dorme os músculos do nosso pescoço que formam as vias aéreas, que são os locais por onde passa o ar que respiramos, ficam relaxados. Tão relaxados que diminuem o espaço por onde passa o ar. Esse espaço fica tão apertadinho que quando o ar passa provoca um ruído. É esse ruído que nós chamamos de ronco! 

Agora que sabemos que o ronco tem a ver com o relaxamento dos músculos que formam o espaço por onde passa o ar, é fácil entender porque os vovôs e vovós normalmente roncam mais. É que quando a gente vai ficando mais velho esses músculos vão ficando mais relaxados, diminuindo o espaço por onde passa o ar! 

Mas não é só com os vovôs que isso acontece! Em pessoas que bebem muita cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica acontece igualzinho, pois o álcool relaxa os músculos das nossas vias aéreas. Ah, e algumas pessoas mais gordinhas tambem roncam, mas não é porque o músculo da via aérea relaxa, mas sim porque ele fica cheio de gordura, aumentando de tamanho, ai com menos espaço, você já sabe, fica mais difícil para o ar passar. 

E você, ronca? Sim ou não? Se você respondeu que não, talvez esteja um pouquinho enganada… Alguma vez você já ficou com o nariz entupido? Você já percebeu que quando isso acontece a gente fica respirando pela boca? Sabia que isso também faz a gente roncar?

Hum… Então, já sabe, nunca diga que não roncou! Ok?” 

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário

Publicidade