one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


16/03/2015- Rio de Janeiro- RJ, Brasil- Lixo se acumula em calçada na rua São Martinho, no bairro Estácio, durante o quarto dia de greve dos garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do município do Rio (Comlurb).

Imagem:

Compartilhar:

Pra onde vai o lixo?

Criado em 22/09/15 13h04 e atualizado em 22/09/15 13h07
Por Turminha do MPF

As grandes cidades convivem hoje com um grave problema: não sabem como dar fim às montanhas de lixo que sua população produz. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a produção diária de lixo nas cidades brasileiras chega a 150 mil toneladas. Deste total, 59% vão para lixões e apenas 13% são reaproveitados. Como só 7% das prefeituras fazem a coleta seletiva, o lixo seco, que poderia ser reciclado, acaba misturado com o lixo orgânico em grandes lixões à céu aberto, trazendo muitos prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas que vivem na redondeza.

Chorume

Um dos maiores riscos para as populações que vivem próximas aos lixões é a decomposição do lixo orgânico (geralmente alimentos), que forma um líquido escuro chamado chorume. Quando em excesso, esse líquido pode atingir as águas do subsolo (os lençóis freáticos) e contaminar as águas de poços e nascentes, dificultando o abastecimento de água potável (que se pode beber) na região atingida. As correntezas de água da chuva também podem carregar esse material para os rios e mares.

Além disso, o chorume libera o gás metano, que é muito tóxico e pode causar câncer,  náusea, vertigem, sono e irritação no nariz e nos olhos. A  composição do chorume varia muito, mas pode conter metais pesados e micro-organismos nocivos à saúde humana, principalmente para mulheres grávidas. Por isso é necessário afastar as pessoas dos locais de decomposição do lixo, incentivar a coleta seletiva e investir na educação ambiental. 

Lixões

Nos lixões os resíduos são colocados sem nenhuma preparação anterior do solo e sem um sistema de tratamento do chorume. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo exposto a céu aberto, e crianças, adolescentes e adultos muito pobres catam comida e materiais recicláveis para vender. A poluição do solo também pode ser provocada por produtos químicos jogados no lixo pelas indústrias sem os devidos cuidados. 

Aterro sanitário

O melhor local para colocar o lixo das cidades é o aterro sanitário. Nele o terreno é preparado para impedir que o chorume penetre na terra e contamine o lençol freático. Primeiro é feito o nivelamento da terra e depois ela é coberta com argila e PVC para impermeabilizar o solo. O chorume é coletado através de tubos e encaminhado para um poço de tratamento, e o lixo é coberto diariamente, o que impede o mau cheiro, a poluição visual e o acúmulo de insetos e animais transmissores de doenças.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário