one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Enchentes, congelamento e até intoxicação via gás que existe na cauda de cometas: fenômenos naturais são apontados como causa para o fim do mundo há séculos

Imagem:

Compartilhar:

Relâmpagos podem acontecer em outros planetas

Criado em 01/09/15 11h22 e atualizado em 01/09/15 11h34
Por Inpe

Naves espaciais têm mostrado que a Terra não é o único planeta onde ocorrem relâmpagos. Em 1979 a nave Voyager 2 observou relâmpagos em Júpiter e em 2004 a nave Cassini observou relâmpagos em Saturno. Em ambos os casos, os relâmpagos parecem ser bem mais intensos do que aqueles na Terra. Há evidências de que existam relâmpagos em Urano e Netuno.

Aparentemente, duas condições devem ser satisfeitas para que ocorram relâmpagos em outras atmosferas planetárias: a existência de partículas de diferentes tipos ou com diferentes propriedades (como temperatura), de modo que cargas opostas possam ser acumuladas em diferentes partículas, e significante separação espacial entre estas partículas carregadas.

Outros locais no sistema solar podem conter relâmpagos, tais como Vênus e os satélites Io (o satélite mais interno de Júpiter) e Tritão (o maior satélite de Saturno), embora ainda não existam evidências conclusivas. Especula-se também que possam ter ocorrido relâmpagos no passado remoto de Marte, associado às erupções vulcânicas. Talvez o estudo dos relâmpagos em atmosferas radicalmente diferentes, como destes planetas, possa nos ajudar a compreender melhor as conseqüências de sua existência em nosso planeta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário