one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Bain News Service / Wikimedia Commons

Compartilhar:

Titanic: mistério sobre o naufrágio durou 73 anos

Criado em 03/09/15 11h33 e atualizado em 03/09/15 12h34
Por História Hoje Fonte:Radioagência Nacional

Há 30 anos, foram encontrados os destroços do Titanic, o triunfo da engenharia naval, o símbolo da ousadia e da obra-prima da inteligência humana, que afundou nas águas geladas do Atlântico em sua viagem inaugural com mais de 2.200 pessoas a bordo, no dia 15 de abril de 1912. A descoberta desvendou um dos maiores mistérios da história da navegação.

Creative Commons - CC BY 3.0 - História Hoje: Destroços do Titanic foram encontrados há três décadas

As operações para encontrar o Titanic começaram no dia 5 de agosto de 1985. Para localizar os restos do transatlântico, um grupo de pesquisadores franco-americano usou um robô submarino, capaz de resistir à pressão esmagadora e à escuridão do fundo do mar, equipado com câmeras de monitoramento e um sistema sonar. A sonda mostrou itens soltos do navio nas profundezas e os cientistas perceberam que estavam sobre o “campo de destroços”.
 
Foram mais de 73 anos até a descoberta desse transatlântico de luxo, considerado inafundável. Mas o poderoso navio era mais frágil do que se imaginava. Antes da descoberta dos restos do navio, pensava-se que o choque com um iceberg havia provocado um rombo de 100 metros no casco. Mas oceanógrafos e peritos esclareceram que os rebites foram responsáveis pela entrada da água. A embarcação foi a pique em pouco mais de duas horas e meia.
 
O Titanic levou para o fundo do Atlântico Norte, além das mais de 1,5 mil vítimas, uma fortuna em ouro, pedras preciosas, obras de arte e muito dinheiro. Até a localização do navio, acreditava-se que ele havia sido sepultado inteiro no mar. No entanto, a descoberta mostrou que a proa e a popa estavam separadas por 720 metros.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário