one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Christopher Walsh

Compartilhar:

Você sabia que há várias semelhanças anatômicas entre humanos e animais?

Criado em 10/09/15 11h58 e atualizado em 10/09/15 12h27
Por Daniele Souza Fonte:In vivo - Fiocruz

Qual a semelhança entre mãos e pés humanos, nadadeira de baleia e asa de morcego?  Nenhuma? Essa provavelmente seria a resposta mais comum. Entretanto, eles possuem similaridades, devido a seus ancestrais em comum, dos quais herdaram formas que foram se adaptando.

Ao se estudar a anatomia de diversos animais e vegetais, podem ser encontrados padrões em diversos sistemas, como o circulatório e o esquelético, por exemplo. Pesquisas feitas com DNA de diversos animais, além de descobertas arqueológicas, comprovaram o parentesco de “diferentes” animais atuais, como golfinhos e hipopótamos.

As asas do morcego, por exemplo, são como mãos abertas, enquanto as asas das aves são como mãos fechadas. As baleias não foram uma exceção. Inicialmente, elas tinham quatro membros, ou seja, duas patas dianteiras e duas patas traseiras. Entretanto, com o passar do tempo, as baleias começaram a nascer com nadadeiras peitorais, que são transformações de membros dianteiros. Também adquiriram uma cauda, embora esta não tenha se formado a partir dos membros traseiros, o que ainda é um mistério para os cientistas.

No processo evolutivo, alguns aspectos dos animais são modificados por mutações, que ocorrem espontaneamente. Por um processo de seleção natural, quando mais adaptados ao ambiente, esses animais modificados acabam prevalecendo, por uma questão de sobrevivência e porque deixam descendentes que herdam suas características.

Nas aves e morcegos, as mudanças ocorreram no sentido de facilitar a dinâmica do voo. Nos cetáceos, como as baleias, as nadadeiras facilitaram a hidrodinâmica (o movimento na água). Assim, os animais com os membros desenvolvidos de uma maneira diferente deixaram de existir, às vezes restando apenas ossos vestigiais nos atuais animais.
 
Normalmente sem utilidade no corpo do animal, os ossos vestigiais, como o próprio nome explica, nada mais são do que vestígios desses membros que existiam nos ancestrais. Até os seres humanos têm um pequeno osso, chamado cóccix, um resquício da cauda existente em nossos ancestrais – evidência da evolução - e que podemos ver ainda em muitos mamíferos.

Ossos vestigiais no esqueleto de uma Orca
Ossos vestigiais no esqueleto de uma Orca, por adriana.franzin

Muitas vezes, esses mesmos órgãos vestigiais ainda são funcionais em animais de outras espécies, não sendo apenas vestígios do processo evolutivo. Os tigres, parentes terrestres distantes da baleia, ainda têm patas traseiras e sua coluna flexível ondula de cima para baixo, quando correm. Já as baleias possuem suas nadadeiras e cauda, mas conservaram a mesma flexibilidade da coluna.

O Museu da Vida possui o esqueleto montado de uma Orca (Orcinus orca - conhecida por baleia assassina devido ao filme americano, embora seja efetivamente classificada como golfinho), onde podem ser vistos os ossos vestigiais de membros inferiores, que existiram nos cetáceos à época do Eoceno, há 40 milhões de anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário