one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Humanidade é a principal responsável pelo aquecimento da terra desde 1950

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a origem do mundo segundo a crença iorubá

Criado em 02/10/15 12h45 e atualizado em 02/10/15 12h54
Por Espaço do Conhecimento

De acordo com a crença iorubá, o mundo começou no Ilê-Ifê quando o orixá Obatalá comunicou ao deus supremo, Olodumaré, o seu desejo de criar a Terra, chamada de Ilê Aiyê.

Como na época o Ilê Aiyê era apenas água primordial, Olodumaré deu a Obatalá um punhado de areia, que deveria ser jogado sobre a água, e uma galinha ficaria encarregada de espalhá-la sobre a superfície, dando origem às porções de terra do planeta. Segundo a história, Obatalá perdeu a oportunidade de ser o criador do mundo ao embriagar-se com um vinho de palmeira chamado emo, restando-lhe a tarefa de criar a humanidade a partir do barro, enquanto Olodumaré daria o sopro da vida aos indivíduos.

Por essa razão, os filhos de Obatála que se espalharam pelo mundo, foram proibidos de consumir bebidas alcoólicas, tradição que se mantém até hoje entre seus seguidores.

Essa é uma das múltiplas visões sobre a origem da humanidade, crenças que são a base da cultura de cada povo, com explicações tão diferentes entre si, mas que carregam pontos comuns como as respostas às indagações “De onde viemos?”  ou  “como surgiu o mundo?”, justificando hábitos e costumes.

Dúvidas como essas continuam a intrigar pessoas e no decorrer da história humana, várias teorias foram criadas, adaptadas e reconstruídas para explicar os mistérios do universo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário