one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Por que os meninos fazem xixi em pé e as meninas não?

Criado em 26/10/15 10h40 e atualizado em 26/10/15 10h45
Por Universidade das Crianças

Meninos e meninas podem fazer xixi da forma como quiserem. Mas grande parte das meninas fazem xixi sentadas no vaso e grande parte dos meninos fazem em pé porque aprenderam a fazer dessa forma. Não existe nada no corpo dos meninos e das meninas que indica que isso deve ser sempre assim. Alguns meninos se sentem melhor fazendo xixi sentados no vaso e algumas meninas fazem xixi em pé, dobrando apenas um pouco os joelhos, você já viu? É comum também os homens que dividem o banheiro com mulheres, em suas casas, fazerem xixi assentados, para não sujar a borda do vaso, onde as mulheres assentam.     

Agora, para muitos meninos é realmente mais fácil fazer xixi em pé sem se molharem. Isso acontece porque a uretra, que é o canalzinho por onde o xixi passa, fica dentro do pênis dos meninos e, dessa forma, eles podem apontar o jato de urina para longe do corpo deles, quando seguram o pênis. Já a uretra das meninas fica na parte de dentro do corpo. Dessa forma, elas não têm como direcionar o jato da urina para longe do corpo e fica mais difícil fazer xixi sem se molharem. Mas tem menino que se molha ao fazer xixi  em pé e tem menina que consegue fazer xixi em pé sem se molhar também. E aí, essa regra de que meninos têm que urinar em pé e meninas têm que urinar assentadas apenas atrapalha, percebe?    

Sabe de uma coisa? O importante é que cada pessoa possa fazer xixi da maneira que seja mais agradável e saudável para ela e para as pessoas com quem ela convive. Assentar em vasos sanitários sujos não faz bem para a saúde, pois podemos ficar doentes. Fazer xixi em pé e deixar a borda do vaso suja para quem vai usar o vaso depois também não é uma atitude correta. E fazer xixi em pé e se molhar é muito desagradável! 

Tem gente que diz que muitos homens fazem xixi em pé porque não são eles que limpam os banheiros de suas casas e, assim, acham que podem sujar o chão e o vaso à vontade, pois não terão o trabalho de limpar depois. Esses homens pensam, de forma errada, que somente as mulheres devem fazer as tarefas domésticas.  

Será que isso é verdade? Como podemos descobrir isso?    

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário