one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Marte, o Planeta Vermelho

Imagem:

Compartilhar:

Tem água em Marte?

Criado em 02/10/15 13h17 e atualizado em 02/10/15 13h22
Por Leandro L S Guedes - Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro Fonte:Estação Criança - Planetário do Rio

Marte já teve muita água no passado. O Planeta vermelho já foi azul que nem a Terra, cheio de oceanos! Mas sabemos que agora ele está vermelho, todo enferrujado, e ainda com um pouco de água, mas congelada… só que não!

Essa semana foi anunciado a descoberta de água corrente em Marte, mesmo numa temperatura na qual a água estaria congelada. Como isso é possível?
 
A coisa começou com o estudo de umas raias escuras vistas em algumas montanhas.

Água em Marte
Água em Marte, por noelle.oliveira

Essas linhas escuras mudavam de tamanho. Em épocas mais quentes nessa região do planeta elas ficavam maiores e, em épocas mais frias, ficavam menores. Uma explicação seria água corrente descendo a montanha. Mas é tão frio aí, que a água congelaria… a não ser que a água fosse salgada!

E o que os cientistas descobriram foi exatamente sais hidratados, ou seja, moléculas de sal que possuem água em sua composição. E o sal diminui a temperatura de congelamento da água, fazendo com que a água salgada permaneça líquida numa temperatura em que a água pura congelaria.

Isso os levou a concluir que há de fato água ali, por causa da presença de água na formação dos sais encontrados e, por causa da presença do sal, a água é líquida. E as linhas escuras que mudam de tamanho foram explicadas: são causadas pela água correndo montanha abaixo.
 
A quantidade não é muita, mas é suficiente para animar nossa crença na possibilidade de vida no planeta vermelho. Os marcianos podem não ser verdinhos com antenas, mas podem ser microscópicos, como bactérias. Quem sabe? Podem não existir espalhados por todo o planeta, mas podem se concentrar nessas regiões com água líquida corrente. Quem sabe?

Nosso vizinho enferrujado ainda guarda muitos segredos, e, como certamente será o segundo lugar em que colocaremos os pés fora da Terra (o primeiro foi a Lua), temos que estudá-lo muito. Você gostaria de fazer uma viagem para lá?
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário