one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Planeta Terra visto do espaço

Imagem:

Compartilhar:

Como começou a vida no planeta Terra?

Criado em 22/12/15 10h24 e atualizado em 22/12/15 10h36
Por Universidade das Crianças

Olha, essa questão tem ocupado a cabeça de muita gente... E existem várias crenças sobre o início da vida na Terra, mas vamos lhe falar o que pensam os cientistas sobre isso. Fizemos uma entrevista com o Professor Renato Las Casas da UFMG e olha só o que ele disse.

"Essa questão é uma das mais antigas da humanidade. Agora já não tem muita saída não, já que existe vida aqui, das duas, uma: ou a vida se formou a partir dos elementos químicos que deram origem ao planeta - é a chamada teoria da geração espontânea - ou a vida veio de fora num estágio de desenvolvimento que pode ter sido maior ou menor. É a chamada teoria da pan-espermia.

Mas, até hoje, a ciência não chegou a uma conclusão. Já há muito tempo que a maioria dos cientistas tende para a teoria da geração espontânea, ou seja, que a vida se formou aqui a partir dos elementos químicos primordiais do planeta. Mas nos últimos anos, podemos dizer que cresceram mais as dúvidas do que a certeza quanto a essa teoria.

Nos últimos anos, surgiu uma teoria que foi chamada de nova pan-espermia. Segundo essa teoria, a vida veio de fora. Os princípios da vida ficariam no espaço, em nuvens interestelares, escondidos da luz das estrelas vizinhas e dentro de grãozinhos de poeira. Eles chegariam até as camadas externas dos sistemas planetários e entrariam pra composição de cometas. Esses cometas então levariam a vida até os planetas mais internos do sistema planetário. Teria sido assim, segundo essa teoria da nova pan-espermia, com a origem da vida no nosso planeta Terra.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário