one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gêmeos

Imagem:

Compartilhar:

Por que existem irmãos gêmeos iguais e diferentes?

Criado em 26/01/16 12h06 e atualizado em 26/01/16 12h14
Por Aluísio Medeiros Fonte:Universidade das Crianças

Os gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos e todos os outros nascimentos múltiplos acontecem de duas formas.

Sabe aqueles irmãos que são idênticos uns aos outros? Às vezes, é até difícil de saber com qual deles a gente está conversando, não é? Eles são chamados de irmãos univitelinos. Isso mesmo. Uni-vi-te-li-nos. Nesses casos, ocorre uma única fecundação, que é o encontro de um espermatozóide do pai com um óvulo da mãe para formar uma célula, chamada zigoto. Normalmente esse zigoto origina todas as células do nosso corpo. No entanto, nos casos dos nascimentos múltiplos, o montinho de células que se formou a partir do zigoto é separado em grupinhos que originarão cada gêmeo, trigêmeo ou quadrigêmeo. Assim, esses irmãos são sempre do mesmo sexo e muito semelhantes, já que são derivados de uma única fecundação.

Agora você já deve ter reparado que também há outros gêmeos que não se parecem nem um pouquinho, não é mesmo? Eles podem ser até mesmo de sexos diferentes. Isso ocorre porque eles são resultado de fecundações diferentes, ou seja, cada irmão é formado a partir da união de espermatozóides e óvulos diferentes na mesma gravidez. Eles são chamados de irmãos fraternos. São irmãos que apenas compartilham o mesmo útero ao mesmo tempo.

Então agora você já sabe, né?! Os gêmeos trigêmeos e quadrigêmeos podem ser univitelinos, quando se originam a partir de uma única fecundação, ou fraternos, quando ocorre mais de uma fecundação na mesma época.    

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário