one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Flickr

Compartilhar:

Como ter ossos fortes?

Criado em 22/02/16 11h17 e atualizado em 22/02/16 11h26
Por Turminha do MPF

Para termos ossos saudáveis, é preciso que nossa alimentação inclua cálcio e fósforo, minerais que formam a base da estrutura óssea. Eles estão presentes em grande quantidade no leite e laticínios (produtos feitos a base de leite), no salmão, em sardinhas, amêndoas, espinafre e demais vegetais de folha verde.   

Existem outros alimentos ricos em cálcio, como legumes, sementes e frutas. Uma das substâncias mais importantes para a correta absorção do cálcio pelo organismo é a inulina, uma fibra alimentar que favorece o desenvolvimento da microflora intestinal, promovendo a solubilidade do cálcio presente no intestino. Ela está presente, por exemplo, no trigo e na cebola. Por isso, o pão feito de trigo integral é uma ótima opção para a saúde óssea, assim como para o organismo em geral, pois também é uma ótima fonte de fibras e de vitaminas do complexo B.

O consumo regular de cebola pode evitar problemas ósseos, pois, assim como o trigo, ela é rica em inulina. Também possui um componente (gamaglutamil-L-trans-S-propenil-L-cisteína sulfóxido-GPCS) que inibe a atividade das células que destroem os ossos, os osteoclastos.

A noz é outro alimento que fortalece os ossos. Ela têm uma enzima, chamada fitase, que ajuda nosso organismo a absorver minerais essenciais como o cálcio e o zinco. Além disso, é uma boa fonte de magnésio (que também é importante para manter a densidade óssea) e de manganês (que ajuda na formação de cartilagem).

A ingestão de magnésio também pode ser feita com cereais integrais, hortaliças de folha verde, leite, leguminosas e banana. Outro componente essencial à formação dos ossos é o flúor, que você absorve ao comer mariscos e peixes branco ou azul.

A soja também mantem nossos ossos saudáveis. É uma leguminosa rica em cálcio e previne a osteoporose, uma doença comum em mulheres com mais de 40 anos, que causa o enfraquecimento dos ossos e aumenta os riscos de fraturas.

O boro é outro elemento cuja deficiência reduz a composição, a estrutura e a resistência óssea. É importante ingeri-lo principalmente durante a menopausa. Pode ser encontrado em frutas, hortaliças e frutos secos.

Não podemos nos esquecer também das vitaminas C e D. A vitamina C é muito importante na formação do colágeno, que forma os tendões, essenciais à estrutura do esqueleto. A vitamina D ajuda o organismo a assimilar o cálcio e o fósforo. Para ingeri-las, coma ovos, frutas cítricas, tomate, pimentão, batatas, brócolis, salsa, espinafre, peixes gordos, fígado e morangos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário