one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê dormindo

Imagem:

Compartilhar:

Cuca e Murucututu: o que as lendas têm a ver com o sono das crianças?

Criado em 12/02/16 12h20 e atualizado em 12/02/16 12h27
Por Turminha do MPF

As lendas são histórias contadas de geração em geração para explicar acontecimentos misteriosos e geralmente misturam fatos reais e imaginários.  

Afinal, quem é a Cuca?

Com certeza, muita gente já ouviu falar na Cuca, vilã descrita por Monteiro Lobato em seus livros infantis e em sua adaptação para a televisão do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Considerado um dos principais seres do folclore brasileiro, a Cuca é uma velha feia que tem forma de jacaré e uma voz assustadora. Dizem que só dorme uma noite a cada 7 anos e quando fica com raiva costuma dar um berro que pode ser ouvido bem longe. Por ficar muito tempo acordada, é usada para amedrontar crianças que não querem dormir cedo, como na cantiga infantil: “Nana nenem que a Cuca vem pegar, papai foi para roça, mamãe foi trabalhar”. 
A Cuca também existe na Espanha e em Portugal, onde tem o nome de "Coca" e é representada por um dragão. A lenda teria chegado ao Brasil junto com os portugueses durante o período da colonização.

Murucututu?! Que nome estranho é esse!?

No mundo real, é um tipo de coruja que existe em todo o Brasil, sobretudo na Amazônia. A ave ganhou esse nome por ser parecido com o som que emite, um canto grave e longo. Já no mundo da sabedoria popular, a murucututu é conhecida como a mãe do sono ou ave sonolenta. Ajuda a adormecer crianças que demoram a dormir, emprestando seu sono bom para elas. Assim como a Cuca, está presente em algumas cantigas de ninar como a que diz: “murucututu da beira do telhado, leva esse menino que não quer ficar calado...”

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário