one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mosquito da dengue

Imagem: Marcos Teixeira de Freitas/ Flickr

Compartilhar:

Entenda as principais questões sobre o Aedes aegypti e a zika

Criado em 29/02/16 09h28 e atualizado em 29/02/16 09h36
Por Fiocruz

Como é o ciclo de vida do mosquito 'Aedes aegypti'?

Do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do A. aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Quais os principais criadouros do mosquito 'Aedes aegypti'?

Pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), são os criadouros que mais produzem Aedes aegypti e, portanto, os mais perigosos. Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros. O Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado.

O 'Aedes aegypti' só se alimenta de sangue?

Na verdade, apenas a fêmea do mosquito se alimenta de sangue, pois ele é necessário para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contenham açúcar (néctar, seiva, entre outras), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue. Embora possam ocasionalmente se alimentar com sangue antes da cópula, as fêmeas intensificam a voracidade após a fecundação, quando precisam ingerir sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação nos ovários. Normalmente, três dias após a ingestão de sangue as fêmeas já estão aptas para desovar, passando então a procurar um local.

Quanto tempo o ovo do mosquito 'Aedes aegypti' resiste no ambiente?

Os ovos do A. aegypti são bem pequenos (medem cerca de 0,4 mm) e adquirem resistência ao ressecamento muito rápido. Aproximadamente 15h após a postura eles já são capazes de resistir a longos períodos de ressecamento, podendo ficar até 450 dias no seco. Esta resistência permite que sejam transportados a grandes distâncias, em recipientes secos, e que sobrevivam por um ano inteiro até o próximo verão, quando o clima chuvoso e quente poderá levar à sua eclosão e à formação das larvas e, depois, do mosquito.

A ingestão de vitamina B e o uso de plantas e produtos caseiros são eficazes contra o mosquito 'Aedes aegypti'?

Não existe comprovação de que o consumo de substâncias como vitaminas, cebola ou alho seja eficaz como mecanismo repelente de mosquitos, e o consumo exagerado e sem orientação médica de vitaminas e medicamentos pode ser perigoso para a saúde. Além disso, os “inseticidas naturais” - produtos caseiros formulados à base de citronela, andiroba, óleo de cravo etc - não possuem a aprovação pela Anvisa até o momento. Sua utilização pode provocar efeitos colaterais como ressecamento e alergias, por exemplo.

Como ocorre a transmissão do vírus zika?

O principal mecanismo de transmissão é por meio do mosquito Aedes aegypti embora existam registros, na literatura científica, de transmissão sexual, transfusional, perinatal e até em laboratórios. De acordo com o médico Rivaldo Venâncio, ainda há necessidade de outros estudos e testes, para certificar que as partículas virais encontradas em saliva, no sêmen e em leite materno são viáveis para propagar a infecção e transmitir a doença.

Qual o tratamento para a infecção por vírus zika?

Não há um tratamento específico. O importante é procurar assistência médica, manter a hidratação oral e repousar. Para sintomas como febre ou dor de cabeça exacerbada, são recomendadas substâncias como acetaminofeno ou dipirona, porém não se indica o uso do ácido acetilsalicílico ou anti-inflamatório. Para a coceira, podem ser utilizados antialérgicos.

Onde há casos de vírus zika no Brasil?

A maior concentração de casos de vírus zika congênita está no Nordeste, de acordo com alertas epidemiológicos da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde. No entanto, há conhecimento de casos em todas as regiões do Brasil e também em outros países da América Latina, como Bolívia, México e Chile.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário