one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jabuticaba

Imagem:

Compartilhar:

Tipicamente brasileira, a jabuticaba é docinha e rica em ferro

Criado em 29/02/16 10h02 e atualizado em 29/02/16 10h07
Por Invivo - Fiocruz

A jabuticaba é uma fruta originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica. Por isso, é mais fácil encontrá-la nos estados do sudeste e em outros que também apresentem esse bioma. Outros países da América do Sul também cultivam a jabuticaba, como Argentina e Uruguai, mas de nascença mesmo, ela é brasileira.

Muito docinha quando madura, a jabuticaba tem em seu interior uma polpa branca, que contrasta com sua casca arroxeada. Diferente das frutas que estamos acostumados a ver crescer e se pendurar em cachos, o fruto da jabuticaba cresce preso no tronco e nos galhos da árvore. Com isso, colhê-la acaba se tornando difícil, o que eleva o preço da jabuticaba quando comercializada. Mas provavelmente, o maior prazer de se comer jabuticaba é tirá-la do pé na hora da degustação. Não é difícil viajar para um sítio ou um hotel fazenda que tenha um pé de jabuticaba para apreciação do visitante. Ainda mais porque uma das safras da jabuticaba, período em que a planta dá frutos, é junto com as férias escolares, nos meses de janeiro e fevereiro.

Apesar de um tempo de colheita curto, de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro, a quantidade produzida por um único pé é muito grande, o que pode gerar a comercialização de produtos manufaturados a partir do fruto da jabuticaba. Já se pode comprar vinhos, sucos, licores, geleias e até vinagre de jabuticaba. Estudada por especialistas, descobriu-se que a jabuticaba é rica em ferro, cuja deficiência no organismo pode levar à anemia. A jabuticabeira é uma árvore de grande longevidade, que demora para dar seus primeiros frutos, mas a partir da primeira safra, quanto mais velha a árvore, melhores e em maior quantidade são os frutos.

Uma jabuticabeira é capaz de dar até uma tonelada de frutos por ano.

Ela existe em diferentes variedades, mas a mais conhecida e que possui o fruto mais doce, é a Myrciaria cauliflora, popularmente conhecida como Jabuticaba-Sabará, relativa à cidade de Sabará em Minas Gerais, Brasil.  

Você pode plantar o seu próprio pé de jabuticaba com umas das poucas sementes que vêm envoltas na polpa, mas lembre-se de que a melhor época para o plantio é durante as chuvas e em terrenos que fiquem em até 600 m de altitude.

Além dos frutos, a jabuticabeira fornece uma madeira muito resistente, utilizada até como vigas, e as flores servem de alimento para as abelhas produzirem mel. Para o uso medicinal, a jabuticaba é indicada para conter diarreias e disenterias. Recentemente, descobriu-se que a jabuticaba tem outros valores medicinais, como proteger as artérias do coração. Além do ferro e de outras substâncias em menor quantidade, foi encontrada na composição da casca da jabuticaba, grandes quantidades de antocianinas, elementos também encontrados na uva escura e, consequentemente, no vinho tinto, que trabalham a favor do coração.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário