one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: NASA / Wikimedia Commons

Compartilhar:

Astronauta passa quase um ano no espaço e cresce cinco centímetros

Criado em 28/03/16 20h53 e atualizado em 28/03/16 21h47
Por Luis Guilherme Haun, Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro Fonte:Estação Criança - Planetário do Rio

O astronauta norte-americano Scott Kelly passou quase um ano (mais precisamente 340dias) na Estação Espacial Interacional (ISS). Essa estação espacial fica a uma altura média de 350km, completando uma volta ao redor da Terra a cada uma hora e meia. Fazendo as contas, se ele ficasse acordado o tempo todo veria 5.440 vezes o Sol nascer e se pôr.
 
Kelly fez centenas de experimentos mas um dos principais objetivos da sua missão é fornecer informações que nos permitirão compreender como o corpo humano se comporta quando fica muito tempo no espaço. Isso é importante porque nós pensamos em enviar astronautas para outros planetas em breve, como Marte.
 
Sabemos que muito tempo no espaço acaba atrofiando os músculos, as pessoas ficam mais fracas e, por isso, elas têm que fazer bastante exercício, como andar de bicicleta (aquelas de academia de ginástica, que não saem do lugar) e outras atividades. Isso garante a força suficiente para que, quando os astronautas voltam para aTerra, consigam se locomover. Outro problema é a forte radiação que os astronautas recebem à bordo da ISS.
 
A primeira conclusão, quando Kelly voltou para a Terra, é que ele cresceu 5cm. Isso já era esperado. Na estação espacial a gravidade é praticamente nula, uma microgravidade (por isso tudo que está solto flutua). Assim, o corpo humano sofre menos pressão e a coluna vertebral se expande. Esse crescimento foi medido assim que ele pisou em solo terrestre. Porém, esse aumento é temporário. Em breve ele voltará ao tamanho normal pela força da gravidade.
 
Um forte motivo para ter sido escolhido para essa missão é que Kelly tem um irmão gêmeo idêntico, que ficou aqui na Terra sendo monitorado. Agora eles vão comparar os dois irmãos e ver se outras mudanças ocorreram durante esse tempo, como na visão nos ossos ou até no cérebro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário