one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Estação Criança - Planetário do Rio

Compartilhar:

Conheça Ham, um chimpanzé astronauta

Criado em 16/03/16 11h34 e atualizado em 16/03/16 11h55
Por Luis Guilherme Haun, Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro Fonte:Estação Criança - Planetário do Rio

Você já deve ter ouvido falar que vários animais já foram ao espaço. O primeiro ser vivo a orbitar a Terra foi uma cadela soviética, conhecida como Crespinha, a bordo do
satélite Sputnik 2, lançado em 3 de novembro de 1957.
 
Depois dela diversos cachorros e chimpanzés, principalmente, seguiram o mesmo caminho. Alguns não sobreviveram ao retorno à Terra. Outros já deram mais sorte. O objetivo principal era saber como o homem iria suportar essas viagens ao espaço.
 
No dia 31 de janeiro de 2016 comemoramos os 55 anos do lançamento da nave norte-americana Mercury-Redstone 2, que levou um chimpanzé a bordo (1961). O nome dele era Ham. Foi o penúltimo teste com animais antes do primeiro norte-americano subir ao espaço.
 
Ham foi escolhido entre os seis chimpanzés que foram treinados em simuladores por três semanas. Seu bom humor e sua energia foram decisivos para a sua escolha. Porém, o voo não foi tranquilo, passando por vários problemas. Apesar disso, Ham cumpriu a sua missão e voltou são e salvo. Quando o encontraram, vários quilômetros distante do local programado para o resgate no Oceano Atlântico, Ham estava bem e aceitou sua recompensa imediatamente: uma maçã e metade de uma laranja.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário