one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Ligia Prado / Wikimedia Commons

Compartilhar:

Conheça o Pau-ferro, o ébano brasileiro

Criado em 21/03/16 08h54 e atualizado em 21/03/16 09h00
Por EcoCâmara

Pau-ferro, espécie de grande porte, nativa da Mata Atlântica. Diz-se que seu nome advém das faíscas e do ruído metálico produzido pelos machados ao cortá-la. O pau-ferro possui madeira dura, densa, durável, resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos e para construção civil. Alguns a chamam de "ébano brasileiro”, por causa de sua alta densidade.

A Câmara dos Deputados possui um único exemplar adulto desta árvore. O espécime foi plantado pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Deputado Ulysses Guimarães, em 1988, no dia em que foi criado o Bosque dos Pau-ferro UlyssesConstituintes . O plantio do Bosque aconteceu em homenagem à inclusão de um capítulo dedicado ao meio ambiente na nova Carta Magna brasileira. O pau-ferro plantado por Dr. Ulysses tornou-se uma das mais belas árvores do Bosque e mudas jovens, oriundas de suas sementes, já podem ser encontradas nas quadras de residências oficiais da Câmara. 

Encontrado do sudeste ao nordeste do Brasil, na Mata Atlântica, o pau-ferro é muito comum em praças, parques e ruas do país, sendo facilmente identificado por suas características físicas. O tronco é inconfundível: liso e cinzento quando jovem, aos poucos perde a casca em placas, tornando-se malhado. As flores são amarelas e pequenas e a floração ocorre no verão e no outono. Deve-se evitar o plantio em calçadas, sob fiação elétrica e em locais de trânsito intenso de pessoas e carros, pois os galhos tendem a quebrar e cair em tempestades. 

O pau-ferro é muito utilizado para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento, melífera, movelaria, construção civil. Em recuperação de áreas degradadas, a espécie é uma excelente escolha por crescer bem em áreas abertas. Outra característica é a medicinal.

O porte da árvore é imponente e pode atingir até 30 metros de altura. A copa, arredondada e ampla, varia entre 6 e 12 metros de diâmetro. Já o tronco apresenta de 50 a 80 centímetros de diâmetro. Seu nome científico é Caesalpinia ferrea var. leiostachya Martius, em homenagem ao botânico e médico italiano Andrea Caesalpinio (1519-1603). A árvore também possui outros nomes comuns, como pau-ferro-verdadeiro, jucá, ibirá-obi, imirá-itá, muirá-obi e muiré-itá. Pau-ferro sementes

Ficha da árvore:

Família: Fabaceae - Cesalpinioideae

Nome Científico: caesalpinia ferrea Mart. Ex Tul var leiostachya (L.) Wild.

Sinonímia: Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L.P. Queiroz var. leiostachya (L.) Wild.

Nomes Comuns: Pau-ferro, pau-ferro-verdadeiro, jucá.

Utilização: Construção civil e naval, mobiliário fino, carvão e coque, alimentação animal, medicina popular, produção melífera, arborização urbana, paisagismo e reposição de mata ciliar não inundável. 

Etimologia: Caesalpinia, em homenagem ao botânico e médico italiano Andrea Caesalpinio (1519-1603). 

Hábito: árvore de grande porte, atingindo entre 10 e 20 m de altura, 50 cm de DAP (diâmetro na altura do peito), heliófita, semicaducifólia.

Ocorrência: floresta estacional semidecidual, floresta ombrófila densa, maPau-ferro 2tas das dunas, restingas do Rio de Janeiro, caatinga. Ocorre naturalmente em várzeas úmidas com boa drenagem e textura. Não tolera baixas temperaturas quando jovem.

Distribuição: AL, BA, CE, ES, MG, PB, PE, PI, RJ, SP.

Conservação: Espécie ameaçada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário