one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: AdinaVoicu / Pixabay

Compartilhar:

Como se formam os cabelos?

Criado em 14/04/16 09h57 e atualizado em 14/04/16 10h22
Por Universidade das Crianças

Todos os mamíferos possuem pêlos, os gatos, cachorros, vacas, e nós, seres humanos. Os pêlos que temos na cabeça são chamados de cabelos.   

O cabelo começa a ser formado abaixo da pele, num local chamado folículo piloso. Dentro da nossa pele existem milhares de folículos pilosos. Por isso, temos milhares de fios de cabelo e pêlos espalhados por nosso corpo! No fundo desse folículo existe um grupinho de células, chamado de raiz, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima, assim ele vai crescendo.      

Você já ouviu falar que o nosso cabelo é formado de queratina? Na raiz, essas células produzem filamentos de queratina, que vão se ajuntar, vão se empacotando e formando o pêlo.   

O cabelo é formado por 3 partes, como se fosse um lápis. A parte mais interna é a medula, que corresponderia ao grafite do lápis. Depois vem o córtex, que corresponde a 95% do cabelo, seria a madeira. E finalmente a cutícula do pêlo que seria o revestimento que envolve nosso lápis. Como os fios de cabelo são fininhos, não conseguimos enxergar essas 3 camadas sem a ajuda de um microscópio.   

Os cabelos podem ser enroladinhos, ondulados ou lisos e essas características são determinadas geneticamente, por isso nossos cabelos podem ser bem parecidos com os dos nossos pais e até com os dos nossos avós. E acreditem: nós temos cerca de 100 a 150 mil fios de cabelo na cabeça e os fios de cabelo podem crescer mais de 1cm por mês!

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário