one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


manifestantes carregam faixa dizendo Trabalhadores pelo Impeachment

Imagem: Marcelo Camargo / ABr

Compartilhar:

O que é o impeachment?

Criado em 27/04/16 08h52 e atualizado em 27/04/16 08h59
Por Plenarinho

Você deve estar ouvindo muito a palavra “impeachment” nos últimos dias, não é? Ou na televisão, ou no rádio e mesmo dentro de casa ou na escola. É o assunto do momento. Mas você sabe o que ela significa e qual a importância do assunto para o nosso país?

“Impeachment” é uma palavra inglesa que quer dizer “impedimento”, e na política é usada quando se deseja impedir um governante de continuar o seu mandato. Aqui no Brasil nós estamos vivendo este momento.

O que está acontecendo? Em razão de algumas irregularidades na condução da economia, alguns juristas questionaram se a presidente Dilma Roussef deveria continuar governando o país. Este questionamento foi aceito pela Câmara dos Deputados e foi criada uma comissão para analisá-lo. Depois desta análise o processo foi encaminhado para os deputados decidirem se ele deveria continuar ou não.

Então, no último domingo, dia 17 de abril, os deputados decidiram, que sim, que o processo deveria ter continuidade e a Câmara o enviou para o Senado Federal. Agora o processo será decidido pelos senadores. Se ele for aprovado, o mandato da presidente será interrompido por até 180 dias, e o vice-presidente Michel Temer irá assumir a presidência do Brasil.

Todo este processo está previsto na nossa Constituição Federal. Na história recente do Brasil já aconteceu um processo de “impeachment”, foi contra o ex-presidente Fernando Collor de Melo em 1992.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário