one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Flickr

Compartilhar:

Por que os ossos estalam?

Criado em 05/05/16 09h16 e atualizado em 05/05/16 09h20
Por Universidade das Crianças

Aquele barulhinho que a gente escuta quando estala os ossos é resultado da liberação de gás das articulações. Mas o que será essa tal de articulação? Olhe para seus dedos. Cada dobra é uma articulação. E por dentro, ela é formada por ligamentos, ossos e líquido.

Os ligamentos são como cordas que amarram os ossos. E o líquido permite que seus dedos se dobrem, deslizando um sobre o outro.   

Lembra da liberação de gás que falamos? Ela acontece porque nesse líquido existe gás. E quando você estala os ossos dos dedos, a articulação estica muito e esse gás acaba se soltando do líquido. Então, o barulhinho que você escuta quando estala os ossos dos dedos acontece por causa da expansão desse gás.

Mas você já reparou que não consegue estalar os dedos de novo, quando tenta logo depois? É porque esse gás que se soltou precisa de um tempo para voltar para o líquido. E se você quer saber se estalar os dedos faz mal, eu não sei. Será que alguém sabe?    

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário