one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tabuleiro de xadrez

Imagem:

Compartilhar:

Xadrez, o jogo dos reis, surgiu há 1500 anos

Criado em 23/06/16 21h36 e atualizado em 23/06/16 21h49
Por Plenarinho

Peões, bispos, torres, cavalos, rainha e rei. Peças brancas e pretas organizadas num tabuleiro quadriculado. Dois jogadores bem atentos e concentrados. Jogadas calculadas, captura das peças do adversário e... xeque-mate! Você já deve saber do que estamos falando, né? De um jogo que encanta cada vez mais crianças mundo afora: o xadrez.

Jogo de xadrez cativa as crianças

Faz pouco mais de 20 anos que o xadrez se tornou popular no Brasil. Mas o jogo é muito antigo! De acordo com informações do site do Centro de Excelência de Xadrez, o jogo surgiu há aproximadamente mil e quinhentos anos, na Índia, com o nome de Chaturanga, e pouco a pouco se transformou no atual jogo de xadrez.

Chaturanga

As muitas guerras e a busca por novas rotas comerciais fizeram com que o xadrez fosse introduzido nos países ocidentais. Na Idade Média, o jogo passou por algumas mudanças que o conduziram à forma atual. Naquele tempo, o xadrez era praticado pela elite européia (pelas pessoas mais ricas e poderosas da Europa), sendo chamado "jogo dos reis e rei dos jogos".

Com a criação da prensa móvel por Gutenberg, no século XV, tornou-se possível a impressão de livros de xadrez. Com a multiplicação desses livros, ocorreu a primeira democratização significativa do jogo. Sua segunda fase de popularização ocorreu na Europa do leste, já no início do século XX, quando a União Soviética adotou o xadrez como complemento à educação, tornando-se uma potência nesse esporte.

A terceira democratização iniciou-se com a revolução dos computadores e o aparecimento da Internet, na segunda metade do século XX. A partir da década de 50, ciências como a Psicologia e a Inteligência Artificial, buscando construir máquinas inteligentes, apresentaram estudos que aceleraram a produção de enxadristas (jogadores de xadrez) eletrônicos. Hoje muitos enxadristas (ou xadrezistas) de alto nível usam esses programas para treinar e se aperfeiçoar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário