one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Catavento

Imagem:

Compartilhar:

De onde vem o vento?

Criado em 11/08/16 22h45 e atualizado em 11/08/16 22h56

Você com certeza já viu as cortinas balançarem e se perguntou como aquilo poderia ser possível, certo? Por que será que conseguimos sentir o vento tocando nosso rosto se ele é invisível aos nossos olhos? O fato é que o vento, ao mesmo tempo que é um dos fenômenos mais belos da natureza, é também uma coisa bastante intrigante, se formos parar para pensar. Se você também está em busca de respostas, no artigo de hoje, vamos esclarecer essa dúvida e trazer uma abordagem mais completa sobre o assunto.

Por que o ar é invisível?

Nossa atmosfera é formada por gases incolores e, como sabemos, são invisíveis. Para enxergarmos um gás é necessário que ele tenha alguma coloração. Isso só é possível quando seus elementos químicos absorvem luz, uma vez que, assim como o arco-íris, cada um de seus raios compõem uma luz de cor diferente. O fato é que quando os átomos de um gás qualquer são atingidos por luz, eles retêm alguns dos raios. Se as partículas fizerem a absorção de um raio amarelo, por exemplo, a cor do vapor será resultado da mistura de cores restantes dos raios – nesse caso, roxo. Acontece que nem todos os raios são visíveis, inclusive aquele que o ar absorve. O nitrogênio e o oxigênio – 99% da atmosfera – só retêm raios ultravioleta invisíveis. Sendo assim, como as cores atravessam o ar, ele é transparente.

E os ventos? Como é que eles surgem?

Existem alguns esportes como vela, kitesurf e windsurf, por exemplo, que utilizam a intensidade dos ventos para direcionar a navegação. O vento também cria as ondas, por exemplo, quando toca a superfície dos mares, a milhares de quilômetros das faixas costeiras. Cientificamente falando, o vento possui quatro camadas principais – atmosfera, estratosfera, troposfera e termosfera – que pairam cerca de 100 km acima da crosta da Terra, onde há uma grande quantidade de gases. Cada uma dessas camadas tem seu papel e sua razão de existir. O nitrogênio, por exemplo, é o que dá a cor azulada do céu.

Já o vento, nasce da variação de pressão atmosférica. Ao todo, são três tipos de vento: os ventos curtos ou fortes levam o nome de rajadas. Existem ainda os ventos fortes intermédios, além dos ventos que duram mais tempo e podem ser tufões, furacões, vendavais ou apenas brisas.

Para entender melhor, veja esse exemplo.

O vento, basicamente, nada mais é que o ar em movimento. Ao mover-se de um lado para outro, nós o sentimos. Isso tem uma explicação: em algumas regiões da Terra, nosso astro maior, o Sol, esquenta a superfície de forma mais acelerada. Ao longo desse processo, o ar quente do solo sobe e o ar frio vem de uma região distinta para ocupar seu espaço. Esse deslocamento de ar quente e frio faz com que o vento surja. Quando estamos numa praia, por exemplo, em geral, o vento está mais presente do que na cidade. Isso porque o Sol aquece a areia ao longo do dia e seu calor sobe, enquanto o ar frio que vem do mar – e que demora mais para esquentar do que a areia – faz seu percurso inverso, em direção à praia. É nessa troca de posições que o fenômeno acontece: a brisa marítima.

Durante a noite, acontece o contrário, uma vez o mar fica mais quente – porque ficou recebendo o calor do Sol durante o dia – e a areia esfria, direcionando-se para a areia. É por esse motivo que os pescadores e jangadeiros têm o costume de navegar durante as noites. Nesse período do dia, o ar frio que se desloca da areia em direção ao mar acaba facilitando a navegação por conta das águas mais tranquilas e temperatura amena.

Tags:  vento, ar, atmosfera
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário