one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Jamesllockett / Pixabay

Compartilhar:

Como surgem as pintas no nosso corpo?

Criado em 21/09/16 09h40 e atualizado em 21/09/16 09h46
Por Instituto Pensi - Hospital Infantil Sabará

Todo mundo tem pintas em algum lugar do corpo e, quase sempre, elas não causam nada além de um incomodo, dependendo da região onde estiverem localizadas. Se você tem alguma pintinha no rosto ou no corpo, com certeza já se perguntou como elas são originadas e se podem se alastrar ou evoluir para algo mais sério. As pintas também são conhecidas – cientificamente – como nevos e são nada mais do que pequenos tumores formados por melanócitos que não trazem nenhum malefício, isto é, são benignos.

Os melanócitos são tipos de células responsáveis pela produção de melanina, pigmento que nós já conhecemos e que é encarregado de colorir a pele e os pelos. O que tudo isso tem a ver com as pintas? Tudo. As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas. Quando elas estão em uma camada mais profunda da pele, podem adotar uma cor mais azulada, mas em geral as pintas apresentam coloração marrom ou preta.

Como as pintas surgem?

Agora que já sabemos o que são as pintas, vamos entender um pouco mais sobre seu surgimento. Em geral, as pintas surgem logo na infância, mas também podem aparecer na fase adulta. Apesar de não haver um consenso, acredita-se que seu surgimento possa acontecer por razões como, por exemplo, a exposição excessiva ao Sol. Durante a gravidez é comum elas aparecerem, pois a mulher começa a produzir hormônios capazes de estimular sua formação e isso também pode aumentar as já existentes. 

O número considerado normal de pintas em adultos pode variar bastante, mas fica entre 10 a 40. Porém, existem pessoas que têm muito mais do que isso. Alguns já nascem com os nevos na pele e as lesões podem surgir ao longo dos anos, com o pico por volta dos 30 anos de idade. Como cada melanócito é capaz de produzir uma quantidade distinta de pigmento, as pintas podem adotar tonalidades claras ou escuras e outra coisa comum é que tomem um formato saliente com o tempo, criando uma espécie de relevo na pele. Apesar de na maior parte dos casos as pintas não representarem riscos à saúde, existem alguns casos específicos que requerem uma maior preocupação e o atendimento de um profissional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário