one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: W. Stenzel/ NASA

Compartilhar:

Qual é a temperatura do espaço sideral?

Criado em 30/09/16 10h06 e atualizado em 30/09/16 10h09
Por Naelton Mendes de Araujo Fonte:Planetário do Rio - Estação Criança

O espaço interplanetário é quase vazio, quase vácuo. Assim não há quantidade considerável de matéria (gases ou poeira) para armazenar calor como na atmosfera de um planeta como a Terra. Se você por um termômetro neste ambiente ele só vai registrar temperatura acima de zero grau centígrado se estiver iluminado pelo Sol. Qualquer objeto em órbita da Terra exposto a luz do Sol pode ultrapassar facilmente 100 graus centígrados (ou Celsius).

Na sombra ele pode atingir uns -100 graus facilmente. Nestas condições o objeto não esfria ainda mais, pois vai receber radiação infravermelha do nosso planeta ou da Lua. Quanto mais longe o objeto estiver do Sol mais baixa será sua temperatura mesmo que iluminado por ele. Assim ao redor de Netuno a temperatura, mesmo iluminado é baixíssima, podendo chegar a -222 grau Celsius.

Já no espaço interestelar pouca a luz das estrelas é suficiente para evitar que o corpo atinja o chamado ZERO ABSOLUTO (0 grau Kelvin que é aproximadamente -273 grau Celsius). Mesmo no espaço intergaláctico não se alcança, em condições normais temperaturas menores que 3 graus Kelvin (-270 graus Celsius). Esta temperatura foi medida acidentalmente pela primeira vez em 1964.

Dois engenheiros de telecomunicações, Arno Penzias e Robert Wilson, estavam examinando interferências de rádio com uma antena muito sensível. Eles descobriram que para onde apontassem seu instrumento havia uma emissão de micro-ondas que corresponde a temperatura média do nosso Universo: uns -270 grau centígrados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário