X

Digite sua busca e aperte enter

Perguntas frequentes

Última atualização: 07/03/2018

1 – O que é a EBC? 

A EBC é a Empresa Brasil de Comunicação. Ela é pública e foi criada em 2007 para construir um modelo público de radiodifusão, gerindo emissoras de televisão, de rádio e agências de notícias. Com a missão de criar e difundir conteúdos que contribuam para a formação crítica das pessoas, a EBC tem seu foco na sociedade. Com sede em Brasília e filiais no Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão, a EBC faz a gestão da TV Brasil,  Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio - composto por oito emissoras. 

A EBC possui ainda um braço comercial para prestar serviços de comunicação a governos e ao mercado, por meio da TV NBR, do programa A Voz do Brasil e da Rede Nacional de Rádio. 

Clique aqui e conheça mais sobre a EBC
Faça uma visita à EBC 

2 – Qual o organogroma da EBC?
Na página da Governança Corporativa , você acessa o organograma da empresa e outros normativos.

3 – Quais os contatos da EBC e seus veículos? 
Acesse a seção Fale Conosco 

4 – Como a EBC é financiada? Quais as fontes de receita que a EBC possui? Como é composto o orçamento da empresa?

As receitas e despesas estão detalhadas na seção de Lei de Acesso à Informação 

5 - Como a EBC realiza compras?
Acesse aqui a seção de Licitações e Contratos.

6 – Quais são os veículos da EBC? 
Confira aqui a lista de veículos que compõem a EBC

7 – Quais são os serviços da EBC? 
Confira aqui a lista dos serviços ofertados pela EBC (Link). 

8 - Qual a programação dos veículos EBC?
A programação está detalhada na página de cada veículo. 
Clique aqui para ir ao site da TV Brasil. 
Clique aqui para ir ao site das Rádios EBC. 
Clique aqui para ir ao site da TV NBR. 

9 – O que é a Rede Nacional de Comunicação Pública?
A Rede Nacional de Comunicação Pública é o conjunto de emissoras de televisão públicas, universitárias e educativas parceiras da TV Brasil e que retransmitem a programação desta para milhares de cidades em todo o país. 

10 - A Agência Brasil oferece seu conteúdo (texto e imagens) gratuitamente para outros veículos da imprensa?
O conteúdo (texto e imagens) produzido pela própria Agência Brasil pode ser utilizado gratuitamente por outros veículos. Já o material de agências parceiras tem sua reprodução total ou parcial proibida. Cada matéria traz a informação sobre a política de uso específico daquele conteúdo.

11. Qual a Política da empresa para aquisição de conteúdo?

As produções externas envolvem diferentes modelos de negócio ou contratação, abaixo resumidos:

Convênios: instrumento utilizado para as parcerias institucionais e para alguns acordos com emissoras e instituições com vistas à produção de conteúdos. 

Contratos diretos de coprodução: modalidade de contrato por inexigibilidade de licitação, tendo como objeto coproduções com produtores independentes, entendendo-se por tal negócio a contratação de conteúdo independente (nos termos da definição legal) desenvolvido e produzido pelo produtor, garantida a este a maioria absoluta (50% mais 1%) dos direitos patrimoniais. É aplicado quando o produtor atende às exigências do artigo 25 da Lei 8.666/93. 

Concursos (pitchings): tipo especial de licitação que ajusta à modalidade de licitação “concurso”, prevista na Lei 8.666/93, as particularidades da produção audiovisual. O preço é fixado em edital pela  EBC. Destina-se a produtores externos de forma geral, observadas as exigências do edital. 

Contratos diretos de licenciamento por inexigibilidade de licitação: contratos para a aquisição dos direitos de exibição de obras audiovisuais e cinematográficas, singulares e autorais, que tornam impraticável a licitação