Conselho Curador da EBC discute programação infantil da TV Brasil e Operador de Rede Digital

Publicado em 08/09/2011 - 16:44

Na reunião, os conselheiros e conselheiras assistiram à apresentação da professora Inês Vitorino, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a respeito da programação infantil da TV Brasil. A pesquisa foi encomendada pela Câmara Infanto-Juvenil do Conselho para subsidiar o diálogo do órgão com a Diretoria Executiva da EBC a respeito da programação destinada às crianças. Além de analisado pela Câmara Infanto-Juvenil do Conselho Curador, o relatório final do GRIM-UFC (Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia da Universidade Federal do Ceará), quando concluído, será publicado pelo grupo de pesquisa responsável pela avaliação.

Outro assunto discutido foi a  Rede Nacional de Televisão Pública Digital - RNTPD (conhecido como “operador de rede digital”). A Diretoria Executiva da EBC atualizou as últimas informações a respeito do tema e, após debate, os conselheiros e conselheiras, optaram por enviar carta à  presidenta da República, Dilma Roussef, afirmando a necessidade de um posicionamento do Governo Federal sobre o projeto de implantação de uma plataforma única de transmissão para as emissoras do campo público. Na próxima reunião do órgão, agendada para agosto, os conselheiros devem voltar a discutir o tema.

Também na reunião, a Diretoria Executiva da EBC informou os conselheiros e conselheiras sobre o processo de produção do Manual de Jornalismo e do cumprimento do Plano de Trabalho para os canais públicos da EBC aprovado pelo Conselho Curador em março de 2011.

Como encaminhamentos finais, o Conselho Curador aprovou a realização de audiência pública com o objetivo de avaliar os quatro primeiros anos de vida da EBC, a ser realizada em setembro,, e a criação de um grupo a ser indicado pela Presidência do Conselho Curador para avaliar o pedido enviado ao órgão pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.

 

A próxima reunião do Conselho Curador será realizada em 17 de agosto, em Brasília.

 

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador da EBC

Compartilhar: