Diversidade é um dos destaques da audiência organizada pelo Conselho sobre os programas religiosos na EBC

Publicado em 20/03/2012 - 16:46 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

A audiência pública organizada pelo Conselho Curador da EBC para debater os programas religiosos nos veículos de mídia televisiva e radiofônica da empresa foi marcada pela diversidade – e saudada como um momento importante para a consolidação dos aspectos públicos relacionados à trajetória da EBC.

O encontro, ocorrido no dia 14 de março na sede da empresa em Brasília, reuniu mais de 80 pessoas, entre representantes de igrejas e de entidades que lidam com o tema, parlamentares, integrantes do movimento pela democratização da comunicação, profissionais da EBC e integrantes do Conselho Curador

Para a presidente do Conselho, Ana Fleck, que coordenou a mesa da audiência, o evento representou “um momento de grande importância não para o debate em questão, mas para a atuação do Conselho Curador e da própria EBC. Ela reconhece que o início da audiência teve algumas situações mais polêmicas e de debates mais acalorados, mas que, ao final, “predominou a tolerância, o respeito à diversidade e a democracia”.

No total, mais de 20 pessoas se manifestaram, apresentando pontos de vista e avaliações bastante distintas sobre o tema, mas destacando a importância de a questão ser enfrentada pelo Conselho, pela EBC e pela sociedade – e de se buscar uma solução que lide com as diversas variáveis legais, jurídicas, históricas, culturais, religiosas e sociais envolvidas. Além disso, foi apresentado um histórico sobre o debate durante a audiência, que teve transmissão pela internet. 

Em breve, o Conselho Curador irá disponibilizar a transcrição dos debates em sua página, sendo que o áudio do encontro se encontra disponível para os interessados que o solicitarem à secretaria do Conselho.  

Grupo Consultivo

As contribuições apresentadas na audiência pública serão encaminhadas ao grupo consultivo criado pelo Conselho Curador para organizar os debates e receber as contribuições da sociedade sobre o tema. O grupo, que realizou sua primeira reunião no dia 13 de março, conta com representantes do Conselho Curador, da EBC, dos responsáveis pelos atuais programas existentes na EBC, do Ministério da Cultura e do Comitê da Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O grupo consultivo deve apresentar em até 120 dias propostas e perspectivas para o Conselho Curador sobre uma nova linha de programação relativa às questões de cunho religioso. Caberá ao Conselho debruçar-se sobre as alternativas apresentadas, e encaminhar uma proposta de solução para o tema para a diretoria da EBC.

Além das contribuições recolhidas durante a audiência pública, o grupo consultivo receberá manifestações sobre a questão de todas as pessoas (físicas ou jurídicas) interessadas em contribuir com o debate. Nova reunião do grupo está marcada para final de abril, com o objetivo de avançar nos encaminhamentos a partir das contribuições recebidas.

Saiba mais

Mais informações podem ser obtidas na secretaria executiva do Conselho, no fone (61) 3799-5636, ou pelo e-mail conselho.curador@ebc.com.br – para o qual as novas colaborações sobre o tema podem ser encaminhadas.

Assista aqui ao programa O Público na TV, da Ouvidoria da EBC, sobre o tema.


Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador da EBC
 

Compartilhar: