Audiência pública no Recife destaca perspectivas para a EBC e a comunicação pública no país

Publicado em 03/08/2012 - 18:09 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Audiência Pública do Conselho Curador no Recife reuniu mais de 90 pessoas na Alepe (Foto: Flávia Vieira/Alepe/Gabinete do deputado Luciano Siqueira)A audiência pública organizada pelo Conselho Curador da EBC no Recife na última semana de julho (25) trouxe uma série de sugestões, críticas e outras contribuições para o trabalho da EBC – e para a comunicação pública do Brasil como um todo. Com o tema “Rede Pública de TV: Programação e Modelos de Parceria entre a EBC e os veículos locais e regionais”, a audiência foi marcada pela representatividade e pela qualidade das intervenções.

A transcrição completa dos debates se encontra disponível na página do Conselho Curador da EBC, ao passo que um resumo das intervenções pode ser lido aqui. o áudio da atividade, que durou quatro horas, pode ser solicitado pelo e-mail conselho.curador@ebc.com.br.

A audiência contou com a presença de mais de 90 pessoas na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Estiveram presentes cidadãos, usuários, parceiros e representantes de instituições vindos não de toda a cidade do Recife, mas também de Olinda, Garanhuns e Fernando de Noronha, além de participantes da Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Ouvidora da EBC, Regina Lima, durante a Audiência Pública no Recife (Foto: Flávia Vieira/Alepe/Gabinete do deputado Luciano Siqueira)Pelo Conselho Curador, estiveram presentes as conselheiras Ana Veloso e Maria da Penha e os conselheiros Guilherme Strozi e João Jorge Rodrigues. Por motivos de saúde, a presidente do Conselho, Ana Fleck, acabou não podendo participar do encontro, de modo que a audiência foi coordenada pelo conselheiro João Jorge Rodrigues.

A EBC contou com a presença do diretor-Presidente Nelson Breve, do diretor-Geral Eduardo Castro e do diretor de Produção Rogério Brandão, além do assessor da Presidência Diogo Moyses. Para apoiar atividades no Recife, a Empresa levou Máira Machado (DICAP), Nieson Santos (Sucom), Antonio Biondi (Secretaria do Conselho) e Cleide Tavares (Ouvidoria). A Ouvidora da EBC, Regina Lima, compôs a mesa de convidados para a audiência, ao lado do deputado estadual Luciano Siqueira, do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja e de Roger Renor, diretor-Presidente do Detelpe/TV Pernambuco.

Participação e emoção
A tônica das participações na audiência pública foi no sentido de destacar – com empolgação e em alguns casos com muita emoção – a importância da atividade, e da realização de outros encontros que primem pela participação da sociedade.

A criação da Pola Ribeiro, da Abepec (Foto: Flávia Vieira/Alepe/Gabinete do deputado Luciano Siqueira)EPC (Empresa Pernambuco de Comunicação) se fez presente em diversas intervenções, que também ressaltaram a importância do contraponto trazido pela comunicação pública aos veículos privados. Para os presentes, o fortalecimento da EBC e a consolidação da EPC se inserem em um contexto mais amplo e complexo – de disputa de valores, ideologias e projetos de sociedadeque se traduz na luta pela democratização da comunicação e pela efetivação do direito à comunicação.

Algumas das falas vieram no sentido de provocar a EBC e o Conselho Curador da Empresa a assumirem um protagonismo maior no campo da comunicação pública. Complementarmente a essas colocações, houve manifestações registrando que a EBC precisa discutir melhor com os parceiros a formação da Rede e a criação do Operador de Rede, bem como o papel da Empresa nisso.

Com relação à rede, foram problematizadas questões não no jornalismo, mas também no conceito de Rede envolvido e no risco da repetição de modelos exageradamente concentrados nas emissoras “cabeça-de-rede”.

Contribuições
Conselheiro João Jorge Rodrigues e o diretor-Presidente da EBC, Nelson Breve (Foto: Flávia Vieira/Alepe/Gabinete do deputado Luciano Siqueira)Diversas participações trouxeram avaliações apontando para problemas na atual programação da TV Brasil, e no seu modo de fazer comunicação e jornalismo. Foram registradas, por exemplo, críticas à repetição verificada na programação infantil da EBC, à poluição visual verificada em alguns programas da TV Brasil e à variação e indefinição no horário de algumas atrações da grade.

Além disso, foram apresentadas cobranças por melhorias nos programas de debate e entrevistas, e questionamentos à abordagem dada a questões sociais, familiares, políticas e econômicas, entre outras. Nesse sentido, discutiu-se, por exemplo, o nome do programa “Papo de Mãe”, além de matérias jornalísticas sobre manifestações sociais em que a ênfase foi dada no trânsito gerado pelas atividadesreproduzindo modelos consagrados (muitas vezes de forma equivocada e infeliz) pelos veículos privados de mídia.

Conselheira Ana Veloso (Foto: Flávia Vieira/Alepe/Gabinete do deputado Luciano Siqueira)Várias também foram as sugestões voltadas a propor novas abordagens e destaques nos veículos da EBC, sobretudo na TV Brasil. Uma maior regionalização da programação foi uma constante nas falas, com a ampliação da cobertura sobre tudo o que acontece no Nordeste. Para fortalecer as perspectivas de se regionalizar a programação, foram sugeridos editais que contemplem essa questão, fazendo um recorte de programas e verbas também por região.

Foram apresentadas propostas no sentido de haver mais Esporte, mais Cultura e mais filmesmais longas e curtas-metragensna grade dos veículos da EBC, além de mais pautas que incluam os excluídos (tanto como fontes quanto como realizadores e colaboradores dos programas).

A perspectiva de se ampliar as parcerias com os veículos locais e regionais foi outro tópico bastante presente, ao lado da importância de se batalhar por mais recursos para a comunicação pública (e usar melhor os existentes). Nesse sentido, a utilização pelos veículos públicos de produções que se valem de recursos públicos foi apontada como uma questão central.

Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire (Foto: Flávia Vieira/Alepe/Gabinente do deputado Luciano Siqueira)Ressaltando a importância do segmento público, houve contribuições que enfatizaram a necessidade de se promover atividades de formação em comunicação pública. Por fim, foram registrados diversos exemplos que comprovam que, quando a população tem acesso a programação de qualidade, ela gosta e garante audiência, e que a comunicação pública tem que apostar cada vez mais nisso.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos da Audiência.

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador

Compartilhar: