Encontro no Rio afirma importância da música de concerto nos veículos da EBC

Publicado em 28/02/2013 - 11:47

O Conselho Curador da EBC realizou na última sexta-feira (22/02) reunião com entidades da área de música e cultura no Rio de Janeiro, a fim de discutir a ampliação desse gênero musical nos veículos da Empresa. O encontro, que também contou com representantes da Diretoria da EBC, aconteceu no Espaço Cultural da Empresa no Rio, no prédio da EBC na Rua da Relação.

A relatoria completa do encontro será disponibilizada nas próximas semanas aos interessados, assim como a transcrição dos debates. Já o áudio e o vídeo da atividade poderão ser solicitados à Secretaria Executiva do Conselho.

A reunião trouxe uma série de propostas das entidades para a EBC fortalecer a difusão deste gênero musical em suas mídias, inclusive com a afirmativa da Diretoria de que a Rádio MEC FM do Rio manterá sua vocação e identidade: ser um dos grandes espaços da música de concerto no Brasil. Além disso, indicou ao Conselho um novo e positivo modelo de atividades com a sociedade, que pode e deve ser desenvolvido junto a outros setores.

Pelo Conselho Curador, participaram a presidente, Ana Fleck, e os conselheiros Daniel Aarão e Mario Augusto Jakobskind, que moram no Rio. A Empresa foi representada por Eduardo Castro, diretor-geral, Myriam Porto, gerente-executiva da diretoria de Produção, e Orlando Guilhon, superintendente de Rádio. O secretário executivo do Conselho, Antonio Biondi, também acompanhou a reunião.

A atividade surgiu a partir de proposta apresentada pelas entidades, que em novembro de 2012 encaminharam ofício ao Conselho abordando o tema e solicitando uma audiência para discuti-lo. Nesse sentido, a secretaria do Conselho manteve contato com Ricardo Rocha (diretor musical da SMBB – Sociedade Musical Bachiana Brasileira), Rosana Lanzelotte (presidente do Instituto Musica Brasilis), Heloísa Fischer (diretora do VivaMúsica!) e  Manoel Corrêa do Lago (Musica Brasilis), representantes de algumas das entidades signatárias do ofício, até que se chegou ao formato da atividade realizada.

No encontro do Rio, participaram o maestro Ricardo Rocha e Manoel Corrêa do Lago, além de Luiz Alfredo (do VivaMúsica!), do compositor Edino Krieger, de Ricardo Tacuchian (compositor e membro da Academia Brasileira de Música), Felipe Radicetti (presidente da Musimagem Brasil), Pablo Castellar (diretor artístico da fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) e Felipe Prazeres (violinista e regente, membro do conselho diretor da Orquestra Petrobras Sinfônica).

O maestro Ricardo Rocha abriu os debates, apresentando um documento com considerações e propostas sobre o papel da EBC em relação ao tema, que em breve será disponibilizado para leitura. Além de agradecer a abertura da Empresa e do Conselho em receber a sociedade para o encontro, destacou a ligação entre a missão da EBC e sua busca pela qualidade na programação com a importância de se assegurar a identidade da Rádio MEC FM com a música de concerto.

Rocha também destacou a relevância do papel do Estado em relação à música de concerto, e denunciou o papel perverso desempenhado pelas leis de incentivo à cultura hoje em vigor no país. Nesse sentido, lembrou que a TV Brasil comemora o “título” de campeã de exibição de filmes brasileiros, e perguntou quando a Empresa buscará consagração semelhante em relação à música de concerto.

O maestro ainda criticou a noção – equivocada em sua compreensão – daqueles que consideram a música erudita como sendo de elite, e listou uma série de países que possuem grandes projetos sociais para o gênero. Ressaltou, ainda, a existência de uma série de projetos sociais muito importantes ligados à música de concerto, e frisou números que demonstram a efervescência atual do ramo no Brasil.

Em seguida, Felipe Radicetti ressaltou a importância que o veículo rádio tem para a educação, e registrou que a música de concerto está experimentando importantes avanços na América do Sul, especialmente no Cone Sul. Além de defender o fortalecimento da pauta nos veículos da EBC, Radicetti registrou a disposição das entidades em fortalecer a TV e a Rádio públicas no Brasil.

Compromisso
Eduardo Castro, diretor-geral da EBC, destacou que um dos desafios para a Empresa nos próximos anos é justamente o de tornar a música de concerto mais conhecida, ampliando o acesso do público a ela. Castro afirmou que a EBC está comprometida em fortalecer o gênero musical em seus veículos, sendo que as novas tecnologias poderão ser um importante aliado nesse sentido.

Perguntado pela presidente Ana Fleck de forma mais direta sobre o tema, o diretor-geral assegurou às entidades presentes que a Diretoria da EBC buscará manter a vocação e a identidade da Rádio MEC FM em relação à música de concerto.

O superintendente de Rádio, Orlando Guilhon, ressaltou que os debates a respeito da presença da música de concerto nos veículos da EBC foram abordados também nos Colóquios de Ouvintes das rádios da Empresa realizados em 2012. E destacou que a EBC pretende comemorar os 30 anos da Rádio MEC FM em 2013 em alto estilo. “Gostaria inclusive de convidar e desafiar as entidades presentes a colaborar conosco nessa empreitada”, destacou.

As perspectivas para a música de concerto na TV Brasil foram abordadas por Myriam Porto, que explicou que um novo programa, “Partituras”, está em gestação, a fim de dar continuidade ao papel desempenhado até hoje na emissora pelo programa “A Grande Música”.

Convergência
O conselheiro Daniel Aarão congratulou-se com a reunião, a seu ver muito importante: “Creio que deva ser divulgada, nas mídias do Conselho e da EBC, tanto para destacar o que foi feito quanto para estimular que outros setores busquem se organizar para diálogos semelhantes”. O professor defendeu que além da questão da manutenção da integridade da programação da Rádio MEC FM, que se caminhe para além disso, a Rede Pública de Comunicacao e demais veículos da EBC. “A Rádio não pode se tornar um gueto e seria importante isso estar presente no planejamento da Empresa”.

Para o conselheiro Mario Augusto Jakobskind, as novas tecnologias podem ser o caminho para a EBC aproximar a música de concerto de outros públicos, especialmente das novas gerações. O jornalista também parabenizou as entidades pela organização da atividade, afirmando “estar aprendendo muito” com o debate.

Edino Krieger complementou as colocações anteriores, destacando que a realidade é que, no Brasil, “não há música de concerto suficiente para o público, e não o contrário” – e que sempre que ela chega ao grande público, é muito bem recebida.

Pablo Castellar defendeu a necessidade de se resgatar os infinitos autores brasileiros do gênero que ainda se encontram somente em manuscritos, ou mesmo  intocados. Castellar deu exemplos de como as novas tecnologias podem colaborar para a difusão, a compreensão, a interatividade e a degustação desse segmento. “É uma nova fronteira fascinante, inclusive com interfaces de baixo custo e enorme potencial”.

A possibilidade de serem realizadas gravações das composições e interpretações de pequenos grupos e da música de câmara nas instalações da EBC foi destacada por Ricardo Tacuchian, que registrou ainda a realização este ano da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que poderá fornecer “excelentes materiais para as rádios e para a TV Brasil”.

A presidente Ana Fleck encerrou a reunião solicitando ao maestro Ricardo Rocha e demais participantes a produção de um novo documento com base nos pontos iniciais colocados por Rocha, e que incorporasse as demais questões abordadas no encontro. Fleck agradeceu a oportunidade: “Foi muito positivo, aprendemos muito e ficamos à disposição. O Conselho é a sociedade, estamos aqui para isso”.

Leia aqui os pontos apresentados pelas entidades durante a reunião.
Leia aqui as propostas preparadas pelas entidades para ações do Conselho Curador e da EBC.

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador

Compartilhar: