Conselho e Ouvidoria unem esforços para ampliação da participação cidadã na EBC

Publicado em 26/08/2013 - 17:19

O Conselho Curador e a Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) passarão a trabalhar de forma mais colaborativa no levantamento das demandas vindas da sociedade. O acordo, que surgiu após reuniões entre as equipes das duas instâncias, resultará em um novo modelo de aproveitamento e exposição do Relatório da Ouvidoria, apresentado bimestralmente nas reuniões do Conselho.

 

Durante a 46ª Reunião Ordinária do colegiado, no último dia 21, o Relatório já foi trabalhado a partir de contribuições recorrentes dos usuários não resolvidas pela Empresa, como o retorno para sugestões de pauta, problemas relacionados à exibição da série C do Campeonato Brasileiro de Futebol e seus defeitos na grade da TV Brasil, além da qualidade do sinal de transmissão da TV Brasil. A ideia é que o Conselho possa acompanhar junto à Diretoria da Empresa a resolução de problemas que afetem o cumprimento dos princípios da comunicação pública.

 

Além disso, as Câmaras Temáticas do colegiado estudarão previamente o documento da Ouvidoria, a partir de filtros que selecionarão as demandas dos cidadãos segundo os eixos de discussão de cada grupo. “Ainda estamos tendo um procedimento burocrático porque, às vezes, determinadas respostas que chegam dão uma satisfação, mas não resolvem o problema. Por isso, vamos tentar trabalhar a Ouvidoria de uma forma mais pró-ativa e anterior à apresentação do Relatório”, explicou Regina Lima, Ouvidora-Geral da EBC.

 

Conteúdo e audiência

O jornalismo da EBC, alvo dos debates do Roteiro que aconteceu no mesmo dia pela manhã, foi novamente abordado durante a Reunião. Alguns encaminhamentos foram definidos pelos membros do Conselho para dar seguimento às discussões, entre eles, a definição de um prazo para criação do Comitê Editorial e para elaboração dos planos editoriais dos veículos da Empresa, previstos em seu Manual de Jornalismo; e projetos continuados de formação dos funcionários, como um programa de pós-graduação em comunicação pública, enquanto a criação da Escola Nacional de Comunicação Pública não é viabilizada. A Escola está prevista no Planejamento Estratégico da EBC para os próximos dez anos.

 
Também foram abordados pontos como a criação de uma política de parcerias com a sociedade civil, movimentos sociais e coletivos de comunicação, além da implementação de um sistema institucionalizado de autocrítica dentro das redações. Além disso, foi definida a retomada dos trabalhos do GT da autonomia, que avaliará o financiamento da EBC e seu impacto sobre o jornalismo que esta produz. O GT foi criado durante a 44ª Reunião Ordinária do colegiado e teve seu prazo de funcionamento prorrogado por mais 90 dias no último dia 21.

 

A fim de aprofundar as sugestões enviadas por conselheiros, no último mês, para o estabelecimento de diretrizes para o conteúdo dos veículos da EBC em 2014, a Diretoria da EBC convidou o colegiado para participar de um seminário que acontecerá no próximo mês e contará com a presença de empregados de diversas áreas da Empresa.

 

A Câmara Infantojuvenil informou, ainda, que irá se reunir neste segundo semestre para discutir os desdobramentos da reunião aberta que realizou com a juventude para colher contribuições sobre a política e a programação da EBC para esse público. A ideia é produzir um documento com parâmetros de abordagem, conteúdo e participação de jovens e adolescentes nos meios públicos.

 

Ponto previsto em pauta, os mecanismos de medição de audiência também foram debatidos durante a atividade. “Essa é uma preocupação constante nossa. Estamos recebendo um material pouco satisfatório sobre a audiência dos veículos. O contrato com o Ibope foi renovado e ampliado, mas já é consenso que novos parâmetros de medição precisam ser desenvolvidos”, falou a presidenta do Conselho, Ana Fleck. Ela pediu à Gerência de Pesquisa que faça uma apresentação explicativa sobre os dados do Ibope na próxima Reunião Ordinária, que acontecerá em outubro.

 

Participação

Os conselheiros aprovaram uma Consulta Pública à sociedade sobre o modelo de escolha de novos membros para o órgão, além da Audiência Pública que tratará do mesmo assunto. O local e data de realização do evento ainda não foram definidos.

 

A Revista do Conselho Curador teve sua pauta aprovada e abordará a participação da sociedade na EBC. A publicação será lançada durante a última Reunião Ordinária do Conselho em 2013.
 

Texto: Priscila Crispi (jornalista da Secretaria Executiva do Conselho Curador).

Compartilhar: