Conselho Curador aprova Diretrizes de Conteúdo para a EBC

Publicado em 22/10/2013 - 19:51 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Em sua 47ª Reunião Ordinária, no último dia 15 de outubro, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovou o documento de Diretrizes de Conteúdo e Programação para o biênio 2014/2015, apresentado pela diretoria da Empresa após debates realizados em um seminário interno. A aprovação, porém, ficou atrelada às alterações sugeridas pelos conselheiros durante a reunião e ao acréscimo de sugestões vindas de uma consulta aos empregados da EBC.

O documento, que possui 18 diretrizes, traz critérios e parâmetros para os conteúdos da EBC, sua comunicação, marketing e negócios, além de diretrizes específicas para cada plataforma da Empresa: TV, rádios, agências e web (leia a íntegra aqui). “Esse documento dá ao Comitê de Programação e Rede melhores instrumentos para tomada de decisão, não só melhores no sentido de serem os mais sólidos como também mais transparentes. A partir dele, os senhores conselheiros e a sociedade brasileira terão menos dúvidas sobre quais mecanismos usamos para definir as grades da programação dos nossos veículos”, explicou Eduardo Castro, diretor-geral da EBC.

A conselheira Eliane Gonçalves pontuou as diretrizes a partir de sugestões dos empregados da casa. Segundo ela, o documento parece propor uma concentração de produção própria na área do jornalismo, em detrimento de outras áreas: “fica uma discussão do que significa isso, quando foi implantada uma diretriz que concentra mais a produção no jornalismo? Qual o caminho que está sendo tomado dentro da empresa no que se refere à produção própria?”, questionou.

Rita Freire, também conselheira, elogiou a proposta de criação de normas e políticas para parcerias e cobrou mais esclarecimentos sobre ela: “a política de parcerias diz respeito à compra de produções independentes a partir de critérios preestabelecidos e, em seguida, pensar uma faixa experimental de produtos inovadores. Acho que essa proposta deve ser esclarecida e apropriada pelo Conselho e pela sociedade porque, hoje, há uma dificuldade grande de entender como se participa da produção da EBC”.

Audiência da TV Brasil

Uma das cobranças por parte dos conselheiros foi a diversificação dos mecanismos de medição da audiência pelos veículos da TV Brasil. “Já tivemos grandes discussões aqui, mas a coisa do Ibope se arrasta. Como se aufere que estamos conseguindo elaborar alternativas? Não consegui ver isso com clareza no documento de diretrizes” disse Daniel Aarão, conselheiro.

O conselheiro Takashi apresentou duas sugestões de medição, grupos focais e pesquisas de mercado direto. “Sugiro um trabalho que foi feito pela Ouvidoria, que seriam grupos focais. Gostaria que ela fosse institucionalizada e repetida em outras praças. Outra sugestão é contratar uma empresa de pesquisa de mercado e fazer pesquisa quantitativa, qualitativa. Talvez, seja mais eficaz do que ficarmos amarrados aos números do IBOPE que são muito vagos”, afirmou.

A presidenta do Conselho, Ana Fleck, solicitou que a Diretoria especificasse melhor no documento as alternativas de aferição de audiência e também que, na próxima reunião do colegiado, o gerente de Pesquisas da EBC apresentasse o modelo de uso do Ibope e demais mecanismos.

Sueli Navarro, também conselheira, criticou, por fim, a dinâmica das reuniões do Conselho. Segundo ela, o pleno perde muito tempo tendo que tratar de assuntos não concernentes à sua atuação, como orçamento da EBC. “Não estamos aqui para discutir orçamento. Estamos aqui para discutir a qualidade da programação e perdemos tempo demais”, ponderou.

Roteiro de Debates

As conselheiras Eliane e Rita foram designadas para produzir um documento sobre o Roteiro de Debates, realizado na manhã do mesmo dia, que discutiu a ficção e a dramaturgia nos conteúdos da EBC. Para a conselheira Rita “ainda há necessidade de equilibrar a participação da produção brasileira e a produção própria ainda é muito pequena, com a predominância de licenciamento de obras internacionais”, resumiu.

Novos telejornais

Ana Fleck solicitou à Diretoria da EBC esclarecimentos em relação à estreia do telejornal local de São Paulo (entenda mais aqui). Eduardo Castro explicou que os contratos da EBC com a Acerp ainda estão terminando e que mais alguns ajustes precisam serem feitos para marcação da data de estreia do programa.

Fistel

Após a liberação de recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações pela empresa Tim, que seriam destinados para o fomento da comunicação pública, e consequentemente, para a EBC, o dinheiro foi novamente embargado por decisões judiciais. “Já estamos trabalhando para reverter essa decisão. O desembargador responsável acolheu o agravo da Anatel, suspendendo a decisão de liberação da juíza. Pedimos reconsideração dos desembargadores e estamos trabalhando em três possibilidades para tentar a liberação”, afirmou Nelson Breve, presidente da EBC. Os conselheiros decidiram, ainda, enviar um ofício para Anatel, em apoio à EBC, demonstrando a importância da comunicação pública brasileira contar com o montante previsto no fundo.

Diversidade religiosa

Questionado pelo colegiado sobre o andamento do pitching que comporá a Faixa da Diversidade Religiosa da EBC, Rogério Brandão, diretor de Produção, afirmou que dia 20 de setembro foi encerrado o prazo do edital para envio de propostas de produções para a faixa. De um total de 29 projetos inscritos, foram selecionados para uma avaliação final, 7 propostas para o programa Panorama e 6 para o programa Retratos. Segundo o diretor, agora ocorre a fase da preparação do pitching propriamente dito, “onde o produtor fala com a bancada avaliadora”, afirmou.

Ouvidoria

Conforme deliberado reuniões anteriores, a Ouvidoria e a Secretaria Executiva do Conselho estão trabalhando em uma lógica de otimização do relatório bimestral produzido pelo órgão. Durante a 47ª Reunião Ordinária do colegiado, além de apresentar dados quantitativos das demandas recebidas pela Ouvidoria, a Ouvidora-Geral, Regina Lima, fez uma análise sobre os principais problemas e elogios de cada veículo da EBC, a partir das contribuições enviadas pela sociedade.

Os principais pontos abordados foram: os problemas de recepção e sinal da TV Brasil, mudanças não avisadas no horário da grade, problemas no sinal e áudio das emissoras de rádio da EBC, falta de atualização das informações das rádios na internet, deficiência na apuração e ausência de contraditório na cobertura da Agência Brasil.

Comitê Editorial

A implementação do Comitê Editorial de Jornalismo e dos planos editoriais dos veículos da EBC também foram discutidos pelo pleno. A diretora de Jornalismo, Nereide Beirão, explicou que o Comitê não foi pensado para ser uma instância de deliberação da casa, mas sim uma equipe de apoio para a tomada de decisões da Diretoria de Jornalismo. Questionada sobre a participação dos funcionários no órgão, ela afirmou que os membros que comporão o Comitê serão empregados quadro funcional da EBC e que todas as suas reuniões serão abertas à participação de quem tiver interesse.

 

“O Plano Editorial da Agência Brasil já vem sendo discutido há algum tempo, está num processo mais adiantado do que o Plano do Repórter Brasil. No Plano do Repórter Brasil foi feito uma Comissão para analisar uma minuta e, depois, a ser apresentada a todos, como foi o Manual de Jornalismo, com todos participando, nas redações, não só em reuniões como também pela internet”, disse Nereide.

Informes

A presidência do Conselho, com representantes da Diretoria da EBC, participará do evento Public Broadcasters International Conference, em novembro desse ano, em Washington. A conferência reúne veículos públicos de todo mundo e sua edição de 2014 será sediada no Brasil.

 

Nelson Breve informou que a EBC aderiu à 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas das Mulheres e que está em processo de inclusão no programa.

Reunião extraordinária

Os conselheiros aprovaram, ainda, a realização de uma Reunião Extraordinária, que acontecerá no dia 13 de novembro. Na pauta do encontro está prevista a discussão sobre as contribuições colhidas na Audiência Pública, realizada no dia anterior, no Rio de Janeiro, e também na Consulta Pública em aberto, para definição do modelo de escolha de novos conselheiros do colegiado. Além disso, o pleno analisará o Relatório Gerencial da EBC referente ao primeiro semestre de 2013.

Veja mais fotos da Reunião, aqui.
Assista o vídeo com a íntegra das gravações do evento, aqui.
Leia a nota taquigráfica da Reunião, aqui.

 

Texto: Priscila Crispi (jornalista da Secretaria Executiva do Conselho Curador).

Fotos: Ana Migliari (TV Brasil)

 

Compartilhar: