Conselho Curador da EBC aprova Moção de Apoio à inclusão da Comunicação Pública em cursos superiores

Publicado em 13/10/2015 - 18:02

O Conselho Curador da EBC aprovou em sua 58ª Reunião ordinária uma Moção de Apoio à campanha #IncluiComunicacaoPublica, cujo objetivo é pela inclusão da disciplina Comunicação Pública nos cursos superiores de comunicação do país. A iniciativa é do Observatório Latino-Americano das Indústrias de Conteúdos Digitais (OLAICD) e foi lançada em setembro, durante o Congresso Nacional da Intercom (Sociedade Brasileira de Pesquisa Interdisciplinar em Comunicação), no Rio de Janeiro.

 

A Moção de Apoio será encaminhada ao ministro da Educação, e membro do colegiado, Aloísio Mercadante, e ao presidente do Conselho dos Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) , reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto. 

 

Também nesta reunião o Conselho Curador reiterou seu apoio a manutenção do horário de exibição do programa "Voz do Brasil". O colegiado já havia aprovado moção de apoio neste sentido em sua 29ª Reunião Ordinária, realizada em 2011. O documento será encaminhado agora para o presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Eduardo Cunha.

 

Veja abaixo a íntegra das duas Moções de Apoio aprovadas pelo Conselho Curador:  

 

Moção de Apoio em favor da inclusão da Comunicação Pública em cursos superiores

 

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação, em sua 58ª Reunião Ordinária, realizada em 07 de outubro de 2015, aprovou uma moção de apoio à campanha #IncluiComunicacaoPublica, cujo objetivo é pela inclusão da disciplina Comunicação Pública nos cursos superiores de comunicação do país. A iniciativa é do Observatório Latino-Americano das Indústrias de Conteúdos Digitais (OLAICD) e foi lançada em setembro, durante o Congresso Nacional da Intercom (Sociedade Brasileira de Pesquisa Interdisciplinar em Comunicação), no Rio de Janeiro.

 

O Conselho Curador entende que a comunicação pública deve ter maior disseminação para o conjunto da população brasileira para que com isso ganhe cada vez mais relevância para o público. A partir da inclusão desta disciplina nas universidades de comunicação de todo o país acreditamos ser possível a criação de uma nova cultura sobre o assunto, propiciando maior pesquisa, inovação e principalmente, compreensão da importância deste tema para o fortalecimento da democracia brasileira.

 

*********************************************************************************************

Moção de Apoio em favor da manutenção do horário da Voz do Brasil

 

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em sua 58ª Reunião Ordinária, realizada em 07 de outubro de 2015, decidiu tornar público o posicionamento em favor da manutenção da Voz do Brasil no horário compreendido entre 19 e 20 horas (horário de Brasília). Esta é a segunda Moção de Apoio aprovada com este mesmo conteúdo. A primeira ocorreu dia 29 de junho de 2011 durante a 28ª Reunião Ordinária.

 

Os conselheiros e conselheiras entendem que a flexibilização deste horário comprometeria um importante espaço informativo dos cidadãos e cidadãs do país. Como indicam diversas pesquisas de opinião, milhões de brasileiros e brasileiras só têm acesso à informação por meio da Voz do Brasil, programa radiofônico com mais de 72 anos de vida.

 

Nesse sentido, exortamos os representantes do povo brasileiro no Congresso Nacional a se posicionarem em favor da manutenção do horário histórico da Voz do Brasil. Acreditamos que a "flexibilização" da Voz do Brasil pode significar, na prática, o início de seu fim, em função da impossibilidade de fiscalização efetiva do cumprimento dos horários “flexíveis” em mais de 5 mil emissoras de rádio em todo território nacional.   

 

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador da EBC

 

Compartilhar: