Toma posse nova representante dos empregados no Conselho Curador da EBC

Publicado em 19/11/2015 - 12:13

A representante dos empregados no Conselho Curador da EBC, Akemi Nitahara, tomou posse como conselheira durante a Reunião Extraordinária de Novembro do colegiado, nesta quarta-feira (18/11), na sede da EBC, em Brasília. Akemi cumprirá seu mandado até novembro de 2017 e substitui a conselheira Eliane Gonçalves no cargo.

 

No discurso de posse, Akemi falou da importância de valorizar o empregado de carreira da EBC na construção da comunicação pública do país. Para Akemi, o fortalecimento da EBC pode garantir maior democracia e pluralidade no fornecimento de conteúdo e de informação de qualidade para a sociedade. A conselheira afirmou que uma das lutas do Conselho deve ser a luta para tirar do papel a complementariedade que determina a Constituição Federal entre comunicação pública, privada e estatal.

 

Na reunião, o Conselho também aprovou encaminhamentos finais relativos às discussões realizadas durante o Seminário Modelo Institucional da EBC, realizado durante os dias 11 e 12 de agosto, na sede da empresa, em Brasília. Serão enviados à Direção algumas Recomendações relacionadas a produção de contéudos da empresa, como a necessidade de investir em mais transmissões ao vivo, por exemplo, além de Resoluções que demandem a empresa a realizar uma pesquisa para avaliar a equidade de gênero, raça e de conteúdos com acessibilidade que estão sendo produzidos e veiculados pelos canais da EBC, além de uma análise desas questões dentro do corpo funcional da empresa. 

 

No início dos trabalhos, o colegiado aprovou ainda recomendações à Direção da EBC no sentido de cumprir com uma determinação do Ministério do Planejamento para a ocupação de 70% dos cargos de confiança da empresa por empregados do quadro efetivo da EBC. Essa é uma das principais reivindicações dos empregados da empresa que estão em greve desde o dia 10 de novembro, após impasse nas negociações do Acordo Coletivo deTrabalho com a direção da empresa.

 

A próxima reunião do colegiado será realizada dia 09 de dezembro, em Brasília, e terá como pauta principal a deliberação sobre o Plano de Trabalho da EBC para o ano de 2016.

 

Confira aqui o vídeo com a íntegra da Reunião Extraordinária de Novembro.

 

Confira aqui a galeria de fotos da reunião. 

 

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador da EBC

Compartilhar: