Aprovado edital que escolherá cinco novos membros do Conselho Curador

Publicado em 21/04/2016 - 14:47 e atualizado em 09/05/2016 - 11:23

Por Priscila Crispi Editor Juliana Nunes

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovou nesta terça-feira, 19, durante sua 61ª Reunião Ordinária, o edital que regerá a consulta pública para escolha de cinco novos conselheiros e conselheiras. O texto ainda passará por ajustes antes de sua publicação. "Chegamos a um edital que tenha transparência para que não haja questionamentos posteriores da sociedade civil”, anunciou Rosane Bertotti, conselheira e relatora do GT da consulta pública que formatou o documento.

A consulta visa preencher as vagas que ficam em aberto com o fim dos mandatos de Cláudio Lembo, Heloisa Starling, Ima Vieira, Paulo Derengoski e Wagner Tiso. Os parâmetros para o processo foram construídos levando em consideração o histórico de outras consultas públicas e sugestões vindas de uma consulta e uma audiência pública sobre o tema.

O edital vai selecionar os seguintes perfis: uma pessoa ligada a temas da infância e adolescência; uma pessoa ligada à cultura e o universo artístico; uma pessoa ligada à causa LGBT; uma pessoa ligada ao campo empresarial; e uma pessoa ligada a questões ambientais ou do campo.

Além disso, entre as cinco vagas será garantida a presença de quatro mulheres, três negros(as), um(a) jovem entre 15 e 29 anos, e um(a) representante de cada região do país. Cada postulante deverá ser indicado por, no mínimo: uma entidade ligada ao segmento referente à indicação da vaga que pretende concorrer; uma entidade de sua própria região do país; três entidades de setores diferentes da sociedade organizada; e uma entidade de atuação nacional. Partidos políticos ou entidades religiosas e seus representantes diretos não podem indicar nem serem indicados às vagas.
 

*Texto alterado dia 09/05/2016, às 11h20, para edições. O edital da Consulta segue sem data para publicação.

 

Compartilhar: