Grupos de Pesquisa

Publicado em 29/01/2016 - 14:59 e atualizado em 01/03/2017 - 15:04

O Centro de Pesquisa Aplicada da EBC conta com três Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Os GPs são os seguintes:

GP: Produção de conteúdos e participação social em mídias públicas

Líder: Joseti Marques, Ouvidora Geral, doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ)

O objetivo do GP é analisar conteúdos produzidos pelos veículos públicos de comunicação, a partir de fundamentos das teorias críticas. Desenvolver inovação em todas as dimensões discursivas do campo público da radiodifusão, partindo do princípio de que todo discurso é moldado por relações de poder e ideologias, com efeitos sobre identidades, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença. Investigar o modo como o discurso das mídias públicas influi na reprodução de padrões e na promoção de mudanças sociais.

Linhas de pesquisa:

Análise crítica do discurso das mídias públicas

Monitorar e analisar os discursos dos veículos públicos geridos pela EBC; estabelecer parâmetros comparativos com a mídia tradicional para perceber as fragilidades dos dois modelos em relação às suas missões declaradas; promover a análise crítica dos produtos jornalísticos e de entretenimento dos veículos da EBC; a partir da análise, construir modelos inovadores de rotinas produtivas em jornalismo e programação que contemplem a missão declarada da EBC; pesquisar as práticas discursivas de mídias públicas na América Latina e países de língua portuguesa.

Processos identitários e representação nos veículos da mídia pública

Na perspectiva de que as identidades sociais são construídas através dos discursos e se manifestam nas práticas discursivas, a proposta da Linha é monitorar e avaliar o discurso das mídias públicas, entendidas como lugar privilegiado de reverberação e formação crítica das audiências; observar os processos de atualização, legitimação e/ou mudanças na representação discursiva de segmentos sociais historicamente excluídos, marginalizados ou sub-representados, para promover modelos próprios da Comunicação Pública.

GP:  Memória, Informação e Comunicação

Líder: Aline Pinheiro Brettas, Analista em Comunicação Pública, Acervo e Pesquisa, Doutora em Ciências da Informação (UFMG)

O objetivo do grupo é desenvolver estudos sobre a relação entre memória e informação no contexto da comunicação pública, a partir de pesquisas que envolvam os acervos herdados e produzidos pela EBC. Pretende-se estudar, produzir e aplicar conceitos e teorias em práticas de tratamento da informação, bem como compreender articulações entre memória institucional, história e suas correlações com as mídias, sobretudo rádio, televisão e internet. Visa também analisar interlocuções entre preservação da memória, usos, produção de registros e disseminação da informação.

Linhas de Pesquisa: 

Gestão, tratamento e disseminação da informação    

O objetivo da Linha é identificar práticas de produção, compartilhamento e arquivamento dos acervos da EBC. Analisar o uso das informações na empresa. Estudar os recursos para tratamento e compartilhamento de informações nas entidades que desenvolvem comunicação pública. Desenvolver referenciais teóricos e metodológicos sobre os processos, instrumentos, fluxos e produtos informacionais em ambientes tradicionais e digitais de recuperação e comunicação da informação. Elaborar diagnósticos sobre as condições dos acervos EBC.

História, memória e comunicação

A Linha de Pesquisa caracteriza-se por perspectivas metodológicas e analíticas com eixos temáticos na história e na comunicação. O objetivo é refletir sobre as formas de produção, difusão, recepção e reprodução da comunicação pública e suas inter-relações com a sociedade. Analisar a construção de memórias e narrativas históricas a partir de conteúdos produzidos pelos meios de comunicação, sobretudo meios públicos. Analisar identidades corporativas e organizacionais no âmbito das entidades produtoras de comunicação pública.

GP: Grupo de Pesquisa de Mídia e Tecnologia – MídiaTec

Líder: Adriano Adoryan, Gerente Executivo de Inovação, Doutor em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). 

Linha de Pesquisa:

Impactos da tecnologia na audiência

O objetivo é avaliar a evolução das estratégias de programação nas diferentes plataformas de mídia e os impactos no comportamento da audiência com a introdução de novas funcionalidades e dispositivos de fruição.

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