Velhos problemas que afetam a relação da TV Brasil com o público

Publicado em 26/01/2016 - 12:52 e atualizado em 24/06/2016 - 15:35

Por Joseti Marques Editor Joseti Marques

Fonte Ouvidoria da EBC

Coluna da Ouvidoria

Joseti Marques - Ouvidora da EBC

Anita Leocádia no Observatório da Imprensa

O ano é novo, mas persistem velhos problemas que afetam negativamente a imagem e a relação da TV Brasil com seu público.

O telespectador José Carlos Alexandre, de Belo Horizonte, Minas Gerais, escreveu para a Ouvidoria para saber se ainda iria ao ar a entrevista - que havia sido anunciada, mas não aconteceu - com a historiadora Anita Leocádia Prestes, no programa Observatório da Imprensa. Na manifestação, José Carlos faz um comentário preocupante, em que afirma, como quem ouviu falar, que a entrevista “teria sido vetada pela direção da EBC”. A Direção de Jornalismo respondeu ao telespectador, informando que não houve nenhum tipo de veto e que “a historiadora Anita Prestes foi recentemente entrevistada pelo programa Espaço Público da TV Brasil, em 1 de dezembro de 2015.”

A repercussão da entrevista que não aconteceu gerou suspeitas de que teria havido censura por parte da direção da emissora, versão que foi, inclusive, publicada no blog Prestes a Ressurgir, que divulga e conduz ao site do Instituto Luiz Carlos Prestes, cuja presidenta é a própria Anita Leocádia. O artigo, logo no título, levanta a grave suspeita: “Anita Prestes censurada???”,  assim mesmo com três pontos de interrogação. Da mesma forma que o telespectador que nos escreveu, a presidenta do Conselho Curador da EBC, Rita Freire, pediu esclarecimentos sobre o motivo do cancelamento do programa e informou a Ouvidoria sobre o texto que levantou a hipótese de censura. Fomos ao diretor-geral da EBC, Asdrúbal Figueiró, para saber o que ocorreu e ter os esclarecimentos que nos foram demandados.

A explicação dele foi simples e clara. E perfeitamente compreensível para nós, da Ouvidoria, que estamos atentos a tudo o que afeta a relação das emissoras públicas como os seus usuários. Algum tempo atrás, quando o hoje diretor-geral ainda era diretor de Conteúdo e Programação, foi dada uma orientação que não se reproduzisse a mesma pauta – de entrevista ou de assunto – em diversas produções em curto intervalo de tempo, porque pareceria, ao público, que se estaria favorecendo temas ou pessoas. E obviamente a Ouvidoria apontaria isso como um problema.

Segundo o diretor-geral, ao voltar do recesso de final de ano e constatar que a entrevista que iria ao ar no Observatório da Imprensa já havia sido exibida no programa Espaço Público, o diretor de Jornalismo orientou a substituição da pauta. Enfim, para corrigir um erro de pauta, um erro técnico que tem sido recorrente na TV Brasil – decisões que afetam a programação sendo tomadas intempestivamente e sem que o telespectador seja avisado com a devida antecedência. Infelizmente, temos que admitir que erramos. Mas dos males o menor; antes um erro técnico do que censura. A gerência de Jornalismo informou que está definindo, juntamente com a produção do Observatório da Imprensa, uma nova data para exibição da entrevista com Anita Leocádia Prestes.

Até a próxima!

 Fale com a Ouvidoria 

Pelo telefone: (61) 3799 5244
E-mail: ouvidoria@ebc.com.br

Por carta: Caixa Postal: 8640/Ouvidoria da EBC
CEP: 70.333-900 – Brasília – DF

Acesse aqui as Colunas anteriores

Compartilhar: