Ouvidoria apresenta Relatório de fevereiro na reunião do Conselho Curador

Publicado em 22/03/2016 - 11:44 e atualizado em 29/04/2016 - 12:09

Por Wêdson França Editor Joseti Marques

Conselho Curador em reunião extraordinária, dia 17.3.2016

Na reunião extraordinária do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), realizada nesta quinta (17), a Ouvidoria apresentou o Relatório com as análises de conteúdo relativas ao mês de fevereiro nos veículos de comunicação geridos pela empresa – TV Brasil, Agência Brasil, Portal EBC e o Sistema Público de Rádios.

A análise de conteúdo é feita por amostragem para identificar as principais inconsistências e fragilidades das produções jornalísticas e de entretenimento dos diversos veículos. Essas análises são convertidas em boletins diários para a diretoria executiva e em relatórios que servem como informações valiosas para que as áreas tomem as providências necessárias.

No Relatório de fevereiro, as análises apontam alguns problemas em matérias produzidas pelos diversos veículos como reportagens que privilegiam abordagem oficialista, dificultando a compreensão da notícia; texto em reportagem jornalística que se confunde com peça publicitária e produz efeitos de merchandising; falhas técnicas que prejudicam transmissão de programa; chamadas de programa que já não está mais na grade e confunde ouvintes; entre outros.

A Ouvidoria também divulga, no relatório, uma seleção das principais manifestações recebidas no mês, referentes à TV Brasil, Agência Brasil, ao Portal EBC e ao Sistema de Rádios - são mensagens de elogios, reclamações, comentários, pedidos de informação e sugestões. O Relatório completo pode ser lido ou baixado através da página da Ouvidoria no Portal EBC.

CONTATOS DA OUVIDORIA 

Pelo telefone: (61) 3799 5244
E-mail: ouvidoria@ebc.com.br

Por carta: Caixa Postal: 8640/Ouvidoria da EBC
CEP: 70.333-900 – Brasília – DF

Acesse aqui o Relatório de fevereiro/2016.

 

Compartilhar: