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Prestação de contas anual da Ouvidoria da EBC

  • 20/01/2017 16h48
  • Gecom

Coluna da Ouvidoria
Joseti Marques - Ouvidora da EBC

Os maiores elogios à TV Brasil foram para a transmissão das Paralimpíadas e à programação em geral (Tomaz Silva/Agência Brasil)
 

A principal e mais importante atribuição da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é o atendimento às demandas dos usuários do sistema público de comunicação – leitores, ouvintes e telespectadores que reclamam, elogiam e comentam os conteúdos veiculados, mas também aqueles que replicam em seus blogs de notícias as matérias publicados pela Radioagência e Agência Brasil. 

Em 2016, a Ouvidoria recebeu um total de 7324 mensagens referentes a todos os veículos. A TV Brasil teve 834 reclamações e 359 elogios; as rádios receberam 90 elogios e 649 reclamações; a Agência Brasil teve 169 reclamações e 22 elogios; o Portal EBC teve 2 elogios e 65 reclamações. Os dados detalhados, onde constam outras categorias de classificação, podem ser vistos no Relatório Anual da Ouvidoria.

A maioria das críticas à TV Brasil refere-se à qualidade do sinal; os elogios, à qualidade de sua programação. As principais críticas à Agência Brasil apontam para erros de informação em matérias; os elogios vão para matérias específicas. No Portal EBC, a maioria dos usuários reclama do próprio site; os maiores elogios foram para o especial “Questões do Enem”. A principal reclamação entre as rádios foi o fim do programa “O Amigo da Madrugada”; e a MEC FM foi a que mais recebeu elogios.

Ao longo do ano, realizamos pesquisa de satisfação sobre o atendimento da Ouvidoria da EBC. O índice dos que se disseram satisfeitos e muito satisfeitos foi de 75,4%; os que se disseram insatisfeitos ou muito insatisfeitos somaram 24,6%.

Outra atribuição da Ouvidoria, na busca da qualidade do que a EBC entrega ao público, é análise crítica dos conteúdos publicados pelos veículos. As análises, feitas por amostragem, são encaminhadas à Diretoria Executiva da empresa através da publicação “Boletim da Ouvidoria”, de veiculação semanal. Posteriormente, as análises são publicadas nos relatórios mensais, disponíveis para consulta na página da Ouvidoria.

Em 2016, foram publicadas 60 edições do Boletim, com 238 conteúdos analisados – 83 da TV Brasil; 96 da Agência Brasil e Portal EBC, e 59 das rádios do sistema. Cabe lembrar que a análise crítica do conteúdo produzido e veiculado pela mídia pública é uma obrigação da Ouvidoria, prevista na lei de criação da EBC. 

Os programas da Ouvidoria no Rádio e na TV também são uma exigência legal. Mas infelizmente tivemos que repetir, no Relatório Anual, as mesmas justificativas que, nos últimos dois anos, têm sido apresentadas para o descumprimento do inciso II, Art. 20, § 3º da lei de criação da EBC, que estabelece a obrigação de a Ouvidoria “conduzir sob sua inteira responsabilidade editorial, no mínimo quinze minutos de programação semanal (...) voltada à divulgação pública de análise sobre a programação da EBC”. 

A justificativa é de que não havia – e continua não havendo – disponibilidade de equipe para atender à produção dos programas. Apenas a publicação da Coluna da Ouvidoria vem sendo mantida, assim mesmo de forma precária, por não contar com espaço fixo na Agência Brasil e Portal EBC. Em 2016, foram publicados 25 artigos na Coluna da Ouvidoria, que podem ser lidos apenas no arquivo da página institucional, mas não no arquivo de conteúdos da Agência, como seria desejável. 

Na expectativa de que o novo ano traga soluções para pendências e amplie a nossa capacidade de atendimento ao público, convidamos a todos a consultar o Relatório Anual da Ouvidoria, onde poderão encontrar uma radiografia completa do trabalho que realizamos no ano que passou. 

Até a próxima!


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