Baile de Máscaras

Publicado em 07/08/2018 - 14:08 e atualizado em 19/08/2019 - 14:53

Região: Sudeste | Classificação Indicativa: +16 | Direção: Belisário Franca, Flavio Tambellini e Eduardo hunter Moura 

Gênero: Série Dramática
Quantidade de episódios: 13
Duração de cada episódio: 52 minutos

Sinopse:

Baile de Máscaras é uma série dramática que passeia pelos meandros da política brasileira através do cotidiano conturbado de Jorge dos Santos Cavalcanti, uma estrela em ascensão do marketing político brasileiro. Brilhante e extremamente vaidoso, o consultor político – como prefere ser intitulado –, não se deixa levar pelas paixões ou pelo calor do momento. Ele alia a sagacidade dos grandes estrategistas políticos à criatividade dos maiores publicitários para conduzir campanhas eleitorais que o alçaram ao status de novo grande nome da consultoria política nacional. Mas enquanto mergulha de cabeça na campanha de seus clientes, Jorge assiste sua vida pessoal e familiar entrar em colapso, ora por conta de suas ausências, ora por ser incapaz de dar e receber afeto.

Primeira Temporada

Assolada por uma crise econômica marcada por orçamentos estourados, obras inacabadas e conflitos com manifestantes, a cidade do Rio de Janeiro (não tão fictícia assim) agoniza com a gestão de Chico Andrade, prefeito de pouca ou nenhuma habilidade política, eleito para dar continuidade ao governo do Partido Nacional Republicano (PNR), agremiação arraigada ao que há de mais arcaico e patrimonialista na política do país. É nesse cenário de instabilidade que, durante a primeira temporada da série, Jorge terá de usar todas as suas armas para eleger a prefeitura o inconsequente Fábio Calhada, 29, filho do senador Carlos Calhada, 75, grande cacique do PNR local.

A oportunidade de chefiar uma campanha majoritária em uma cidade importante como o Rio de Janeiro tem mexido com os ânimos de Jorge. O sócio Fausto, 70, acaba sofrendo um infarto após mais um dos frequentes desentendimentos entre eles, deixando a condução da campanha de Fábio nas mãos de Jorge. Jorge sabe que a eleição de um candidato tão impopular representará para ele um divisor de águas. Caso consiga operar esse milagre, passará de vez para a lista dos grandes consultores políticos do país. E ele dará o sangue por isso. Entre os muitos dilemas éticos típico de um processo de campanha, Jorge ainda terá de enfrentar um passado que não conhecia, enquanto tenta dar conta de suas relações no presente, correndo o sério risco de terminar famoso, mas sozinho.

Sinopses dos episódios:


Direção:
Belisario Franca

Há mais de 20 anos, Belisario Franca investiga histórias e universos revelando as diversas faces do povo, convidando ao deslumbramento diante da realidade. As trajetórias de centenas de personagens, reais e fictícios, viraram séries e filmes premiados sob a ótica do diretor. Destaque para“Além Mar”, melhor série para TV pela International Documentary Association,"Estratégia Xavante", melhor criação de arte e mídia pelo Festival das Nações Unidas, “Amazônia Eterna”, exibido em 27 festivais pelo mundo, e atualmente no catálogo da Netflix, e "Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil", lançado comercialmente no Brasil e EUA, vencedor dos prêmios de melhor documentário pelo voto popular e júri do GP do Cinema Brasileiro 2017, e exibido em festivais internacionais na Europa, África e América do Norte.

Flavio Tambellini
Flávio Ramos Tambellini é sócio-fundador da Tambellini Filmes e atua na área de produção cinematográfica desde 1982. Tambellini já produziu mais de 40 produtos para cinema, séries de TV e clipes musicais além de comerciais e co-produções internacionais. Formado em Economia e Sociologia, foi crítico de cinema no Jornal do Brasil e professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Eduardo  Hunter Moura
Eduardo Hunter Moura é Mestrado em Cinema com Distinção pela prestigiada The London Film School, escreveu e dirigiu diversos curtas entre 2006 e 2009, e sua estreia como diretor para cinema foi o premiado documentário “B1 - Tenório em Pequim" que foi selecionado para diversos festivais pelo mundo, entre eles o HotDocs 2010. Realizou o ESPN filme "Hei de Torcer", ganhou o prêmio de melhor filme educacional com o curta "This Film is About", dirigiu a série "O que faz um Campeão?" para o canal SPORTV, e ganhou prêmio de Social Impact Video Award com o filme "Rio Eu Amo Eu Cuido". Em 2016 assumiu a direção geral da série documental "SONHADORES" de 9 episódios de 25 minutos para o SPORTV, sobre a preparação de atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos, e dirigiu o filme de abertura da Cerimônia dos Jogos Paralímpicos no Rio.
Em 2017 Eduardo estreou na ficção como diretor na série "Baile de Máscaras", drama, 50 minutos. Eduardo dirigiu 11 dos 13 episódios. Produção Giros e Tambellini, Direção Geral Flavio Tambellini e Belisario Franca.

Produção: Giros Projetos Audiovisuais

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Sinopses dos episódios:
 

EPISÓDIO 1
Jorge Cavalcanti é um marqueteiro político que luta para alavancar a pré-campanha de Fábio Calhada, um jovem e irresponsável candidato a prefeito do Rio de Janeiro. Quando Fábio se envolve em uma briga em uma luxuosa boate, Jorge precisa encontrar uma forma de gerenciar a crise que pode representar a pá de cal na candidatura de Fábio Calhada.


EPISÓDIO 2
Jorge Cavalcanti continua buscando alternativas para alavancar a campanha de Fábio Calhada. Quando Digão, o melhor amigo do candidato e seu principal assessor, se envolve em um polêmico caso de crime ambiental, Jorge precisa convencer Fábio a “jogar no fogo” o seu amigo de infância.
 

EPISÓDIO 3
O processo eleitoral está prestes a começar e os índices de Fábio ainda estão perigosamente baixos. Para dar uma chacoalhada na campanha, Jorge decide desassociar a imagem de Fábio da de seu pai, o poderoso senador Carlos Calhada. Para colocar seu plano em prática, Jorge terá que encontrar uma forma de convencer esse orgulhoso senador de que seus dias de glória estão no passado.
 

EPISÓDIO 4
Às vésperas da convenção que vai homologar a candidatura de Fábio, uma rebelião partidária coloca a candidatura do filho do senador Calhada em risco. Para ajudar o chefão do PNR a resolver a crise partidária, Jorge vai a campo para encontrar a vice perfeita para Fábio Calhada.
 

EPISÓDIO 5
Jorge espera que o início do horário eleitoral seja um marco para a ascensão da candidatura de Fábio, mas é surpreendido quando se vê no centro de uma polêmica que pode arruinar a campanha de seu cliente.
 

EPISÓDIO 6
 A campanha de Fábio finalmente decola e Jorge se vê em seu melhor momento desde o início do processo eleitoral. Buscando uma maior independência em relação ao marqueteiro, Fábio começa a questionar as atitudes de Jorge.
 

EPISÓDIO 7
 O senador Carlos Calhada é alvo de uma condução coercitiva e os demais candidatos aproveitam o momento para atacar a candidatura de Fábio. Temendo ver todo o seu trabalho naufragar, Jorge constrói uma estratégia para desvincular de uma vez por todas a imagem de Fábio da do senador Carlos Calhada.
 

EPISÓDIO 8
Paulo Albertini, empresário preso na Operação Marca-Passo, sofre um atentado na cadeia, fato que provoca o início de uma grave crise política. Às vésperas do debate eleitoral que pode decidir o primeiro turno das eleições, Jorge tem que encontrar uma forma de blindar Fábio de toda essa crise.
 

EPISÓDIO 9
Jorge enxerga no último debate antes do pleito a chance final de fazer com que Fábio chegue ao segundo turno. Quando o marqueteiro toma conta da existência de um vídeo capaz de desestabilizar Denise em pleno debate, ele dá a Rafaela, uma notória apoiadora da candidata do PST, a tarefa de trazer esse trunfo para a sua campanha.
 

EPISÓDIO 10
É chegado o dia da eleição e Fábio ainda está em terceiro lugar nas intenções de voto. Precisando de todas as formas levar o seu candidato para o segundo turno, Jorge resolve lançar mão de um exótico artifício.
 

EPISÓDIO 11
Jorge consegue levar Fábio para o segundo turno, uma das maiores vitórias de sua carreira. Mas, quando o marqueteiro chega à Faster para mais um dia de trabalho, ele tem uma surpresa desagradável.
 

EPISÓDIO 12
Um áudio comprometedor vai a público, gerando uma grande crise na campanha de Fábio. Com o segundo turno se aproximando, Jorge, mais do que nuca, precisa encontrar uma rápida saída para não ver a campanha de Fábio naufragar.  
 

EPISÓDIO 13
Faltando poucos dias para o segundo turno, um problema do passado volta a atormentar a campanha de Fábio, colando em risco toda a estratégia de Jorge para os momentos finais do processo eleitoral. 

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Compartilhar: