Bia Desenha

Publicado em 17/09/2018 - 20:21 e atualizado em 19/08/2019 - 14:53

Região: Nordeste | Classificação Indicativa: Livre | Direção: Neco Tabosa

Gênero: Animação

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 7 minutos

Sinopse:

Bia, 5 anos, e Raul, 6 anos são primos. Os dois moram em casas ao redor do mesmo quintal, numa periferia da região metropolitana do Recife. A grande aventura da vida deles é quando se encontram depois da aula para brincar e desenhar. A série estimula a comunicação e o afeto em uma família pouco convencional, investigando os temas que passam pela cabeça das crianças enquanto elas se expressam com letras, traços e cores.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 04

Episódio 07

Episódio 10

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 05

Episódio 08

Episódio 11

 

Episódio 03

Episódio 06

Episódio 09

Episódio 12

 

 

 

Direção:

Neco Tabosa é baiano, residente em Pernambuco. Graduado em Jornalismo, realiza vídeos desde a universidade em paralelo a seu trabalho como jornalista. Dirigiu documentários, programas de TV e videoclipes e há quatro anos trabalha com ficção. Seu interesse pelo universo das HQs o aproximou da animação, com uso deste processo nos seus curtas autorais “A vida plural de Layka e João Heleno dos Brito”. Seu trabalho sempre resvalou na comédia, gênero que permeia “Bia Desenha”.

Produção: REC Produtores Associados LTDA

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

 

Sinopses dos episódios:

Ep. 01 Anjo de jambo

A estação de jambos pinta de rosa o chão do quintal onde os meninos moram. E um passeio pelas cores e figuras imaginadas pelas crianças surge assim que eles chegam da escola. Dentro dos desenhos feitos na folga, existe um mundo para conhecermos.

Nele, dá até para tentar resolver alguns problemas da vida real. Mas a hora da tarefa sempre corta o barato.

Ep. 02 Hora do Egito

Depois da aula, a brincadeira de Bia e Raul e inventar novas formas de desenho com suportes variados. As crianças vão desenhar com caneta esferográfica na própria pele. Dentro da lógica dos desenhos, vamos observar como os traços circulam sinais, poros e cabelos. A brincadeira dá um tremendo susto no pai de Raul, que alerta que aquilo que faz mal. O adulto convence as crianças de que é melhor lavar para tirar a tinta. E a brincadeira vai ser retomada com lama e água.

Ep. 03 Brincar junto é mais gostoso

Bia e Raul acham nas gavetas do ateliê de Rafaela desenhos antigos feito pela mãe quando ela era criança. As crianças ficam intrigadas com os desenhos de roupinhas feitos a lápis preto, sem cor nenhuma e resolvem criar suas próprias peças para vestir os brinquedos. Dentro do desenho, acompanhamos quando eles começam a pintar explosões de cores e glitter. As intervenções vão gerar reações emocionadas nos adultos quando as crianças mostram os resultados.

Ep. 04 O nascimento de zalika

Desenhando juntos, os meninos decidem criar “o bicho mais legal de todos os tempos”, Zalika (que na língua suaili quer dizer ‘Bem-nascidx’). A invenção fica tão boa que eles decidem dar vida ao animal e tira-lo do papel para viver no terreno com eles.

Mas os adultos não permitem a criação de mais nenhum bicho de estimação. A solução e levar o bicho sorrateiramente para morar embaixo da cama de Raul. Será que eles vão conseguir cruzar a ponte entre a fantasia dos desenhos e realidade?

Ep. 05 Burrinha do espaço

Num dia de chuva, Bia e Raul passam a manha entediados. Num primeiro momento, estão implicando um com o outro usando as telas do celular e do tablet. Cansados de ver usuários do youtube jogando em vídeos, eles vão criar seu próprio jogo filmado: “A burrinha do espaço”. Vamos acompanhar como o Jogador 2 (vulgo Bolinha) vai interagir com essa aventura espacial na sala da casa de Raul.

Ep. 06 Bia, 6 anos

No aniversário de seis anos de Bia, a garota acorda para o ritual de marcar a própria altura numa das portas da casa com ajuda de Rafaela. Ao invés de um grande presente, uma vez por ano, a menina combina uma grande trela com a mãe. As duas vão relembrar as trelas que a garota pediu nos últimos anos e decidir qual vai ser a da vez.

Ep. 07 Unidos do nosso quintal

No Carnaval, Bia e Raul resolvem pintar as próprias fantasias e participar de um desfile. Os jurados vão usar “critérios misteriosos e mistérios criteriosos” para decidir quem vai levar os prêmios espetinho-de-queijo. E todos precisam ficar atentos as interferências da galinha Adelaide e de Bolinha.

Ep. 08 Cores são estados de espírito

Bia e Raul trazem da escola alguns moldes de crianças em tamanho natural, feitos em papelão. As crianças vão pinta-las de acordo com o humor e personalidade de cada um. Para isso, eles vão usar uma caixa de "tintas do humor". No final, eles resolvem fazer moldes de Joao e Rafaela, com representações de como eles veem os parentes.

Ep. 09 A cor que mais existe no universo

As crianças vão brincar de recortar revistas antigas, e Bia puxa uma conversa com Raul sobre cores preferidas. Rafaela está preparando roupas novas para os dois e a brincadeira passa a ser uma investigação sobre a cor que mais existe no universo. Os dois entram então num passeio pelas cores do universo, quando os meninos vão inventar mundos com a predominância de cada cor: o verde da pele dos ETs, da floresta amazônica. O vermelho do planeta Marte, o amarelo do sol, o preto predominante da galáxia, os búzios e as geleiras da Antártica, tudo branco.

Ep. 10 Sombras assombradas

Em um final de semana dormindo na mesma casa, Bia e Raul veem nas figuras de um livro várias histórias de lendas assombradas, como a Comadre Fulozinha, o Papa Figo, o Saci os Xamas Continentais. A tensão aumenta quando eles ficam ouvindo os sons de um filme de terror que os pais assistem. As crianças perdem o sono e ficam embaixo do lençol inventando histórias com aa ajuda da lanterna de um celular. Desenhando com sombras, eles viram caçadores de assombração.

Ep. 11 Decalcando nuvens

Bia amanhece doente e não consegue ir para a escola. Ela vai passar o dia em casa, ouvindo a mãe trabalhar na máquina de costura no andar de baixo. Olhando para o céu pela janela, a menina usa uma canetinha de hidrocor para desenhar as formas das nuvens no vidro. Tudo fica ainda mais divertido quando Raul chega da escola e vai saber de Bia como ela viu cada um daqueles desenhos.

Ep. 12 Trabalho com amor

Trabalhando como autônomos ou na cadeia formal de emprego, os adultos da casa vivem em eventuais dilemas sobre a melhor maneira de conseguir dinheiro. E esse debate chega até os pequenos, que acompanham o dia em que Joao precisa usar sua melhor roupa para convencer empresários a apoiar um evento cultural. Os acontecimentos são levados pelas crianças até a professora na escola e gera a brincadeira de “entrevista de emprego”, onde a série vai ter espaço para falar de educação econômica e da importância da união e da harmonia nos lares. Com dinheiro ou sem dinheiro.

Ep. 13 Tarefinhas

Bia acorda disposta a colher frutas. A menina trepa nas arvores e colhe acerola, manga, abacate, pitanga, jamelão. Quando Raul acorda, a colheita já está feita. Bia pede ao menino para assumir dali em diante. E ele quem lava, corta com as mãos, dispõe as frutas e se diverte fazendo “carinhas”, “bichinhos” e esculturas com ajuda de palitos de dente servidos num delicioso piquenique. Dentro da fantasia, vamos acompanhar o desenrolar de um tema clássico das histórias infantis: quando a opinião alheia interfere na melhor maneira de resolução das coisas... mas associar certas tarefas a homens ou mulheres e um pensamento que ficou no passado. Nesse episódio também veremos o surgimento de um filhote de Zalika.

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Tags: Bia Desenha

Compartilhar: