Brinquedonautas

Publicado em 21/11/2019 - 16:15

Região: Norte | Classificação Indicativa: LIVRE | Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros

Gênero: Animação.

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 07 minutos

Cinco crianças viajam pelo mundo a bordo de um fantástico Zeppelin brinquedoteca, nessa jornada encontram com outras crianças e aprendem com elas novos brinquedos e brincadeiras.

Andrei Miralha

Formado em Arquitetura e Urbanismo (1996), com mestrado em artes pela UFPa (2018). Na área da animação, dirigiu e produziu curtas, como: Admirimiriti,(2005), Nossa Senhora dos Miritis,(2010), Muragens-Crônicas de um Muro (2009), Para Vler Poesia (2012- Com Marcílio Costa) e Pedaços de Pássaros (2016). Foi diretor de Animação do curta Quem Vai Levar Mariazinha Pra Passear? de André Mardock (2012) e animador no curta A Onda Festa na Pororoca (2003) de Cássio Tavernard. Já ministrou diversas oficinas de Desenho, Desenho em Quadrinhos e Desenho Animado. Atualmente é sócio do Iluminuras-Estúdio de Animação onde trabalhou como produtor da série de animação Icamiabas na Cidade Amazônia (2017), exibida na TV Cultura do Pará, e também atuou como diretor/produtor da série de animação infantil Brinquedonautas (2019).

Petronio Medeiros

Doutorando em Ciências Humanas - Antropologia pelo programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. Mestre em Ciências Sociais - Antropologia - (PPGSA) 2014. Graduado em História - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal do Pará (2003). Além de antropólogo é roteirista e diretor. Foi roteirista da série de interprograma de animação: “Icamiabas na Amazônia de Pedra”, de três (3) episódios de um (1) minuto cada, lançada no ano de 2012 e exibida na TV Cultura do Pará. Foi diretor e roteirista da série de interprograma de animação: “Tu Conheces?” também de três (3) episódios de um (1) minuto cada, lançada no ano de 2012 e exibida na TV Cultura do Pará.  Foi roteirista e um dos criadores da série de animação: “Icamiabas na Cidade Amazônia” de cinco (5) episódios de onze (11) minutos cada, lançada no ano de 2017 e exibida na TV Cultura do Pará e na TV Brasil.  Foi roteirista e co-diretor da série de animação Brinquedonautas (2019).

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 06

Episódio 11

 

 

Episódio 02

Episódio 07

Episódio 12

 

 

Episódio 03

Episódio 08

Episódio 13

 

 

Episódio 04

Episódio 09

 

 

 

Episódio 05

Episódio 10

 

 

 

 

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Sinopses dos episódios:

Episódio 01 “Piões de Babaçu”:

Gui nunca consegue vencer Zeca nas corridas dentro do Zepelim, mas sempre leva na brincadeira. Quando os Brinquedonautas chegam na comunidade Camiranga pra brincar com os Piões de Babaçu eles também conhecem Carlitinho, que sempre se chateia por não jogar tão bem quanto os amigos e precisa aprender a levar as coisas na brincadeira.

Episódio 02 “Petecas de Belém”:

Gui quer tanto se tornar o melhor jogador de video-game de todos os tempos que nem presta atenção nos amigos, mas quando os Brinquedonautas vão brincar de Peteca (Bola de Gude) na cidade de Belém do Pará, eles também conhecem Lilica, uma menina tão boa no jogo que ganha todas as partidas. Mas será que ser o melhor e ganhar sempre é mesmo tão divertido?

Episódio 03 “Ciranda”:

Muito concentrado, Tuti sempre tenta consertar objetos e brinquedos sozinho, mas quando os Brinquedonautas chegam para brincar de ciranda com os idosos numa casa de repouso, ele percebe que apenas seu Zevandro não está participando da brincadeira, preferindo consertar um relógio. Tuti percebe que às vezes a brincadeira fica mais divertida quando todos participam e tenta convencer seu Zevandro a entrar na ciranda.

Episódio 04 “Boi de Máscaras”:

Gui quer sempre ser o capitão do zepelim, mas quando os Brinquedonautas chegam na cidade de São Caetano de Odivelas pra festa do Boi de Máscaras, eles descobrem que Iza, a menina no papel de Vaqueira, também não gosta de mudar de fantasia e não quer emprestar seu cavalinho pra ninguém. Será que vão se convencer que trocar de papel pode ser mais divertido?

Episódio 05 “Carnaval no Mangue”:

Tuti reclama da sujeira no painel de controle do Zepelim, achando que isso não é nada divertido. Mas quando o alarme de brincadeiras leva os Brinquedonautas para a cidade de Curuça para o Carnaval no Mangue, Tuti se surpreende ao saber que lá, a brincadeira é justamente se sujar de forma saudável! Será que os Brinquedonautas vão conseguir entrar na brincadeira?

Episódio 06 “Brinquedos de Miriti”:

Os Brinquedonautas brincam de Pirata no Zepelim, mas ninguém lembra de colocar brinquedos como tesouros dentro do baú. Quando o Alarme de Brincadeiras os leva para cidade de Abaetetuba, descobrem que as crianças não conseguem entrar no barracão onde está o grande tesouro da cidade. Mas que tesouro é esse?

Episódio 07 “Jogo de Tabuleiro”:

Sem poder sair por causa da forte chuva e trovões, Os Brinquedonautas se divertem brincando de Jogo de Tabuleiro por todos os espaços do fantástico Zepelim enquanto procuram por sua amiga que sumiu durante a tempestade. Por mil trovões, será que vão conseguir encontrá-la?

Episódio 08 “Barquinhos”:

Tuti não consegue imaginar uma brincadeira com cavalinhos de rodinhas, porque cavalos de verdade têm quatro patas e nenhuma roda. Quando os Brinquedonautas viajam até a Vila de Mosqueiro, descobrem que as crianças do lugar fazem barquinhos com cascas, folhas e gravetos! Será que Tuti vai usar mais a imaginação para entender que barquinhos de folha também são barquinhos?

Episódio 09 “Aviõezinhos”:

Malu fica muito aborrecida ao ver sua tela de pintura quebrada durante uma brincadeira entre os meninos no fantástico Zepelim. Mas quando os Brinquedonautas viajam até a aldeia Ikpeng no Xingu, descobrem que as crianças do lugar brincam com aviõezinhos feitos com tala de palmeira e não se importam em fazer outro avião quando estes se quebram. Ora, ora, será mesmo que Malu vai se convencer que quando se faz de novo uma coisa, se faz melhor?

Episódio 10 “Pipas”:

Os Brinquedonautas brincam de fazer torres de palito e Malu ensina sua técnica de concentração para montar torres tão altas que impressiona Gui. Quando o Alarme de Brincadeiras os leva até o Parque Anauá e eles conhecem as crianças que brincam de empinar pipas, Gui tenta ensinar Lucas a finalmente conseguir colocar sua pipa no ar!

Episódio 11 “Fantasia de Folhas”:

Os Brinquedonautas brincam de adivinhar mímica e Gui nunca acerta. Quando chegam na aldeia Tembé-Tenetehara descobrem que as crianças fazem incríveis fantasias com folhas! Os brinquedonautas entram na brincadeira fazendo cada um uma fantasia que o outro tem que adivinhar!

Episódio 12 “Marabaixo”:

Numa brincadeira de sons com o corpo, Zeca se revela um grande ritmista, e quando os Brinquedonautas chegam em Mazagão para a festa do Marabaixo, descobrem que Ladislau está com o braço engessado e não consegue batucar e Josué, toca fora do ritmo. A única saída é conseguir mais instrumentos e torcer pra que Zeca ensine os Brinquedonautas a tocar a tempo de salvar o Marabaixo das crianças!

Episódio 13 “Cabanas”:

Dara não consegue montar sua barraca sem que ela desmonte em seguida. Tuti diz que tudo é questão de método, e quando os Brinquedonautas chegam numa aldeia Ashaninka, descobrem que a brincadeira é de montar Cabanas. Mas Bianca também não consegue montar sua cabana e pior, não deixa ninguém lhe ensinar como se faz. Será que ela vai parar de teimar e descobrir que tal de método é esse?

Tags: prodav

Compartilhar: