Cientistas Brasileiros entre os Melhores

Publicado em 30/07/2019 - 14:39 e atualizado em 19/08/2019 - 14:55

Região: Sul | Classificação Indicativa: +12 anos | Direção: Guilherme F. Zenha, Silvia Godinho, Celeste, José Menezes, Lucas Justino e Hermano Figueiredo

Gênero: Série Documental

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 26 minutos

Cientistas Brasileiros entre os Melhores é uma série documental que apresenta em cada episódio, um(a) cientista brasileiro(a) cujas descobertas, pesquisas e/ou patentes tiveram reconhecimento internacional. A linguagem utilizada é o docudrama, ou seja, uma obra seriada híbrida cujo o gênero se situa entre o documentário e a ficção. Diversas áreas da ciência são abordadas a fim de  apresentar ao público a força e a grande contribuição do Brasil para o desenvolvimento científico e tecnológico mundial. Para explanar melhor sobre esses temas, os cientistas convidados de cada episódio são: Dr. Rochel Lago, Dr. Humberto Correa, Dr. Ricardo Gazzinelli, Dr. Paulo Artaxo, Dra Lygia da Veiga, Dr. Frederico Garcia, Dr. Sérgio Pena, Dr. Vanderlei Bagnato, Dr. Ado Jório, Dr. Sidarta Ribeiro, Dr. Renato Lima, Dra Maria José Campagnole, Dra Elza Melo. Estes cientistas representam uma parte da elite científica brasileira responsável por reconhecimentos internacionais de descobertas e/ou contribuições para o desenvolvimento científico-tecnológico, melhorarando a qualidade de vida das pessoas.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 04

Episódio 07

Episódio 10

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 05

Episódio 08

Episódio 11

 

Episódio 03

Episódio 06

Episódio 09

Episódio 12

 

 

Guilherme Fiúza Zenha

Trabalha na Produção Audiovisual desde 1993, foi Assistente de Direção de Helvécio Ratton, Tizuka Yamasaki, Sylvio Back, Sergio Machado e Nelson Pereira dos Santos. Como Produtor Executivo atua nos longas DEPOIS DAQUELE BAILE de Roberto Bomtempo, BATISMO DE SANGUE de Helvécio Ratton. Na ECITV em Cuba lecionou ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO e PRODUÇÃO CRIATIVA. Em 2008 dirige o episódio ZYR 145 do longa ficcional 5 FRAÇÕES DE UMA QUASE HISTÓRIA. Em 2014 estreia  na direção de longas com O MENINO NO ESPELHO, com temática infanto-juvenil, baseado na obra homônima de Fernando Sabino, que se tornou sucesso de crítica no Brasil e com um boa carreira em festivais internacionais e tendo sido comercializado, para cinema e TV, incluindo a HBO, em mais de 15 países na Europa.

Silvia Godinho

Sócia na produtora Oficina de Criação, Sílvia Godinho é realizadora audiovisual desde 1990. Diretora e roteirista apaixonada por histórias e imagens, reais ou inventadas. Líder do primeiro Núcleo Criativo do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine em Minas Gerais. Diretora e roteirista do documentário "Eu, um outro", projeto vencedor do Edital Filme em Minas 2014 para Produção de Longa-metragem com participação do Fundo Setorial do Audiovisual, que será lançado este ano. Autora e diretora da série de ficção para a televisão intitulada "Azul Celeste", 13x26, que está produzindo em parceria com a Dromedário e a Aldeia Produções. Diretora da série de ficção "Mostra Tua Cara!", 13x26, da Aldeia Produções, e da série documental "Fala Galera", 5x26, da Oficina de Criação, ambos projetos vencedores do Prodav 11 que estrearam na televisão em 2018. Além disso, dirigiu as séries documentais "Veredas do Brasil", 13x26, contemplada pelo Prodav 01 para o canal Cine Brasil TV, com produção da Vaca Amarela, e "Cientistas Brasileiros entre os melhores", 13x26, vencedora do Prodav 11/2014 e produzida pela Immagini Animation Studios., que devem estrear em 219. Desenvolveu ainda a série de animação "Os Tesouros de Jeff", 26x11, contemplada no Prodav 04, com produção da Oficina de Criação.

Pós-graduada em Direção e Produção pela National Film and Television School -NFTS, na Inglaterra, Sílvia já realizou diversos documentários e curtas-metragens de ficção. É formada em Jornalismo pela PUC-MG. Sua produção autoral inclui direção e roteiro dos curtas-metragens de ficção “A via crucis do corpo” (1990), “A doida” (1992), “Meninos da Zona Sul” (2004, premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e exibido na TV Brasil, TV CUltura e em canais de tv na França e Japão) e “Debaixo D’água” (2011, Vencedor do Prêmio Filme em Minas 2009/2010, premiado em festivais nacionais e exibido no Canal Brasil). Dirigiu e roteirizou também os documentários “Sob(re) a lona” (2006), “Alfaiates de Belo Horizonte” (2013), "Benzedeiras" (2014, para o Canal Futura) e "Marias" (2014). 

Cristiano Abud

Começou a trabalhar no mercado audiovisual em 2000 e desde 2007 é sócio-diretor da Abuzza Filmes. Em 2003, estreou na direção com o documentário O Amanuense e os Grafômanos. Roteirizou o longa-metragem 5 Frações de Uma Quase História premiado como melhor roteiro no 12th Brazilian Film Festival of Miami, e dirigiu um dos seus episódios. Ainda em 2007, realizou a pesquisa e coordenou a execução do documentário de longa-metragem Descaminhos, premiado em festivais no exterior, além de dirigir um de seus episódios. Em 2010, lançou o curta-metragem Bala na Cabeça, exibido na Brasil, Itália, Colômbia, Cuba e EUA. Em 2013, realizou o curta “Hoje É Dia de Futebol – Os Torcedores”, em exibição permanente no Museu Brasileiro do Futebol, no estádio do Mineirão. O curta “Caminhe com Cris do Morro” foi escolhido como primeiro lugar no projeto The Walkers, da Johnnie Walker. Em 2016, coproduziu com a Solo Filmes e a Globo Filmes, o média-metragem Santino e o Bilhete Premiado. Finalizou, em 2017, com apoio do Programa Rumos Itaú Cultural, o documentário de longa-metragem O Samba É Meu Dom - Wilson das Neves. Em 2018, vai iniciar as gravações de seu novo longa-metragem, o documentário Ó Primavera, Devolve-me a Meu Povo, vencedor do edital de coprodução Brasil-Chile (Ancine/FSA/Consejo Nacional de la Cultura y las Artes do Chile). Também no próximo ano, começa a produzir a minissérie de ficção em 10 episódios, vencedora do Edital Olhar Independente (Codemig/Rede Minas/Ancine/FSA/ Prodav 02) e do edital de Desenvolvimento de projetos 2015 (Codemig), Muito Além do Play.

José Menezes e Lucas Justiniano

Trabalham juntos desde 2010, tendo realizado, entre outros, o longa-metragem “Sobre Futebol e Barreiras” e o curta-metragem ficcional “Barqueiro”, ganhador do prêmio de Melhor Curta-Metragem do Júri no Festival do Rio 2014, um dos principais do país. Em co-direção criaram conteúdo para Adidas, Google, AACD, Claro, entre outros, além de conteúdo online com estréias exclusivas em sites como Nowness, The Fader e Vimeo Staff Picks. Realizaram videoclipes para artistas nacionais como Tulipa Ruiz, Tim Bernardes, O Terno e internacionais como Samaris (ISL) e Tindersticks (UK).

Hermano Figueiredo

Dirigiu diversos diversos filmes e telefilmes, entre eles: CALABAR |Documentário | 52min | AL.  LÁ VEM O JUVENAL |  Documentário | 34 min | RJ e AL . UM VESTIDO PARA LIA | 2010 |Ficção. PÍFANOS E PIFEIROS | 2014. Documentário |52min. Além de documentarista é cineclubista, conhecido pelos projetos "Acenda uma vela" e "Cine Jangada" que exibe filmes em velas de jangadas em praias do Nordeste.   Atuou como  produtor Executivo no Escritório  Regional Nordeste do Prodav das TVs Públicas do FSA - Ancine / EBC (de 2014 a 2017).   Coordenador Executivo do programa  Olhar Brasil, da SAV-Minc de 2008 a 2010. Foi Conselheiro do Canne, Centro Audiovisual Norte-Nordeste,  de 2008 a 2011, entre outras atuações profissionais.

Produção: Immagini Animation Studios Brasil

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Sinopses dos episódios:

EPISÓDIO 1

Rochel Lago: Este episódio conta sobre o trabalho do Dr. Rochel Lago (UFMG) que envolve soluções de problemas da indústria relacionados com desastres ambientais, principalmente o rompimento da barragem de Bento Rodrigues.

EPISÓDIO 2

Humberto Correa: Este episódio conta sobre o trabalho do Dr. Humberto Corrêa na Faculdade de Medicina da UFMG, onde ele atua principalmente no estudo e tratamento do pensamento suicida.

EPISÓDIO 3

Ricardo Gazzinelli: Este episódio conta sobre o trabalho do desenvolvimento de vacinas do Dr. Ricardo Gazzinelli (UFMG/FIOCRUZ) e sua equipe, principalmente a Leishtec, vacina canina contra a Leishmaniose.

EPISÓDIO 4

Paulo Artaxo: Este episódio conta sobre o trabalho que o Dr. Paulo Artaxo faz no Instituto de Física da USP. O cientista é especialista em mudanças climáticas, principalmente naquelas relacionadas com a Floresta Amazônica.

EPISÓDIO 5

Lygia da Veiga: Este episódio conta sobre o trabalho que a Dra. Lygia da Veiga realiza no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP, principalmente sua contribuição no tratamento de doenças com células-tronco embrionárias.

EPISÓDIO 6

Frederico Garcia: Este episódio conta sobre o trabalho do Dr. Frederico Garcia na Faculdade de Medicina da UFMG, onde ele atua no desenvolvimento de uma vacina contra o crack.

EPISÓDIO 7

Sérgio Pena: Este episódio conta sobre o trabalho do Dr. Sérgio Pena sobre a diversidade genômica humana, formação da população brasileira e diagnóstico de doenças humanas através do gene do indivíduo.

EPISÓDIO 8

Vanderlei Bagnato: Este episódio conta sobre o trabalho desenvolvido pelo Dr. Vanderlei Bagnato e sua equipe no Instituto de Física da USP de São Carlos, principalmente relacionado aos Condensados de Bose-Einstein e os relógios atômicos.

EPISÓDIO 9

Ado Jório: Este episódio conta sobre o trabalho desenvolvido pelo Dr. Ado Jório e sua equipe no Laboratório de Nano Espectroscopia do Departamento de Física da UFMG. Seu trabalho é voltado no estudo de nanoestruturas de carbono para contribuições na biomedicina.

EPISÓDIO 10

Sidarta Ribeiro: Este episódio conta sobre as contribuições do Dr. Sidarta Ribeiro no Instituto do Cérebro da UFRN sobre a importância do sono no aprendizado.

EPISÓDIO 11

Renato Lima: Este episódio conta sobre o trabalho do Dr. Renato Lima na Escola de Veterinária da UFMG, principalmente o desenvolvimento da vacina contra a brucelose em diferentes espécies animais.

EPISÓDIO 12

Maria José Campagnole: Este episódio mostra o trabalho da Dra. Maria José Campagnole no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, onde ela atua principalmente no desenvolvimento de medicamentos contra a asma.

EPISÓDIO 13

Elza Melo: Este episódio conta sobre o trabalho desenvolvido pela Dra. Elza Melo (UFMG) e sua equipe no estudo e abordagem da violência, principalmente a violência contra a mulher.

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Tags: prodav

Compartilhar: