Crias de Dulcina

Publicado em 30/07/2019 - 14:16 e atualizado em 19/08/2019 - 14:56

Região: Centro-Oeste | Classificação Indicativa: +16 anos | Direção: Caetano Curi e Renata Diniz

Gênero: Série Dramática

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 26 minutos

Na tentativa de combater a falta de motivação, episódios de violência e uso de drogas, Leo, uma professora de matemática, tem a ideia de montar um grupo de teatro no Centro de Ensino Médio Dulcina de Moraes, mais especificamente em um auditório abandonado conhecido como "Babilônia". Como Leo não entende nada de teatro, ela chama seu amigo, Nei, um diretor de teatro desempregado, para dirigir o grupo. Eduardo, o diretor da escola, descrente da proposta de Leo, autoriza a realização do grupo de teatro com a condição de que eles montem uma peça no final do ano. A peça escolhida é O Despertar da primavera, de Frank Wedekind.

O grupo de teatro é formado por alunos que passam por situações como, bullying, gravidez na adolescência, decepções amorosas, assédio, uso de drogas e envolvimento com professores. Eles se identificam com a peça e encontram no teatro uma maneira de lidar com os seus problemas.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 04

Episódio 07

Episódio 10

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 05

Episódio 08

Episódio 11

 

Episódio 03

Episódio 06

Episódio 09

Episódio 12

 

Direção:

Caetano Curi

Formado em Cinema pelo Centro de Ensino Superior de Brasília, o diretor e produtor Caetano Curi iniciou sua carreira profissional em 1991 como montador, com destaque para a montagem de Sinistro, curta metragem de René Sampaio, vencedor do  prêmio de Melhor curta do 33º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. Coordenou o Núcleo de animação da AsaCine Produções de 1994 até 2002, onde dirigiu o curta-metragem de animação infantil Ylia e o fogo. Dirigiu os telefilmes documentários "Cuba, mucho gusto" e "Faces do Malawi", para a Cinegroup, e a série de animação infantil "As fabulosas coleções do seu Gonçalo", finalista do Prêmios TAL 2016, para a ASACINE PRODUÇÕES. Recentemente produziu o longa documentário "O outro lado da memória", de André Luiz Oliveira, vencedor do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular da Mostra Brasília do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e dirigiu em parceria com Renata Diniz a série Crias de Dulcina, para a ASACINE PRODUÇÕES.

Renata Diniz

Renata Diniz é diretora e roteirista. Trabalha desde 2011 escrevendo roteiros institucionais e programas de TV. Alguns deles são Almanaque Saúde e Futura Profissão (Canal Futura), o programa infantil Cozinhadinho (TV Brasil) e o documentário Valores da Guiné, todos pela produtora Cine Group. Dirigiu pela produtora Asa Cine, junto com Caetano Curi, a série Crias de Dulcina, primeira série de TV de ficção rodada em Brasília. Ganhou mais de 10 prêmios nacionais e internacionais com o seu curta-metragem Requília, entre eles melhor roteiro e direção no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Mostra Brasília), melhor roteiro no Festival Guarnicê de Cinema, melhor direção no San Diego International Kids Film Festival e foi finalista do Prêmio Brasil Histórias Curtas.

Hoje, a obra é exibida no Canal Brasil e no Prime Box Brazil. O seu último trabalho é o curta-metragem O Véu de Amani, que estreia em 2019.

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Sinopses dos episódios:

EPISÓDIO 1 - Dreadlock

Núria se envolve em uma briga na frente da escola. Após flagrar Ramon traficando no banheiro da escola, Eric leva a culpa pelas drogas. Durante uma reunião na sala dos professores, a professora Leo propõe mais uma vez a formação de um grupo de teatro no CEM Dulcina de Moraes e chama Nei, seu amigo para ajudá-la. Leo e Nei vão até o auditório abandonado da escola, mais conhecido como Babilônia, e descobrem que os alunos estão usando para práticas ilegais. Miriam recebe a notícia que receberá o prêmio de melhor professora do ensino público do DF. Leo finalmente consegue a autorização do diretor Eduardo para a formação do grupo de teatro, mas com a condição deles montarem uma peça no fim do semestre.

EPISÓDIO 2 – Dois Perdidos

Eric é ameaçado por Menor. Nei é despejado de casa. Como castigo, o diretor Eduardo manda Eric participar do grupo de teatro de Leo. Apenas Nathália e Eric aparecem no ensaio do grupo de teatro no sábado. Nei descobre que eles tem que montar uma peça até o fim do semestre, discute com Leo e vai embora. Nathália convence Leo a fazer as pazes com Nei. Leo tem uma ideia de como incentivar a participação dos alunos no grupo. Nei já sabe que peça montar.

EPISÓDIO 3 – A Galhada

Nei quer montar a peça "O Despertar da Primavera". Eric entrega a peça para o diretor Eduardo, que convoca uma reunião extraordinária com o corpo docente para ler a peça. Antes do ensaio, Napão toca violão no pátio. Nei e Nathália encenam a cena da galhada. Eduardo e os professores interrompem o ensaio.

EPISÓDIO 4 – Que Peça de Merda

Leo diz para Eric que tem certeza que ele é inocente. Eduardo convida os professores para a cerimônia de premiação de Miriam. Leo desconfia de um envolvimento entre Nathália e o professor Renato. No ensaio de sábado, Nei propõe uma leitura branca da peça. O grupo se mostra desinteressado e Núria explica a peça para todos. Após a premiação de Miriam, ela e Eduardo passam na Babilônia na tentativa de fazê-los desistir do grupo, que por sua vez se une e usa os argumentos de Núria para defender a peça.

EPISÓDIO 5 – A Festa

Leo pede dinheiro para Eduardo para peça, que nega. O grupo tem a ideia de fazer uma festa na Babilônia para arrecadar dinheiro para o grupo de teatro. Ramon ameaça Eric, que dá a ideia de algo acontecer na festa. Ramon e Menor planejam sabotar a festa. Núria e Raiane discutem. Suellen faz o flyer da festa, com a ajuda de Eric. Na festa, Beatriz leva brigadeiro batizado e Miriam acaba comendo. Nathália e Napão batizam as bebidas. Professor Renato e Professora Thais dançam, Nathália fica com ciúmes. Suellen passa mal. Núria fica com Diogo. Raiane fica com Ramon. Menor desliga as luzes da festa e Ramon, Jonathan e Beatriz atacam Raiane. Eric percebe a movimentação, e avisa Nei e Otávio, que salvam Raiane. Menor tenta roubar o caixa da festa, mas é impedido por Leo. No fim da festa, Ramon tenta bater em Eric, que é salvo por Suellen e Napão.

EPISÓDIO 6 – É o que tem para hoje

Ramon ameaça Eric na entrada da escola; Miriam está preocupada por não lembrar de nada da festa e fala com Eduardo sobre os abusos comentidos; Suellen descobre que está grávida; Leo e Nathália conversam com a Raiane sobre a tentativa de estupro do Ramon e cobram uma atitude; Raiane se recusa a denunciar Ramon; Teste para personagens na Babilônia com todos do grupo; Núria e Diogo interpretam Weldla e Melchior e encenam a cena antes do estupro; Carro de Leo quebra e pelo retrovisor ela vê Nathália saindo  no carro com Renato.

EPISÓDIO 7 – O Aborto

Durante o ensaio, o grupo encena uma cena polêmica da peça e começa uma conversa sobre aborto. Ramon ameaça Eric no corredor da escola e Leo intervém. Suellen conta para Leo que está grávida e que está pensando em abortar. Leo vai até a sala de Eduardo e encontra com uma pessoa de seu passado. Leo e Miriam discutem sobre Ramon. Na padaria, Leo desabafa com Nei sobre as suas preocupações e conta que já fez um aborto no passado.

EPISÓDIO 8 – Blow up íon

Suellen descobre que Nathália e Renato estão tendo um caso; Nei anuncia os papéis da peça para os alunos. Nathália será Wendla, a personagem principal, e Raiane será sua substituta; Eduardo e Cesár assistem ao ensaio e veem Levi e Netinho se beijarem na peça; Eduardo tenta convencer Léo de mudar a peça para Romeu e Julieta; Raiane se revolta com o seu papel; Léo tenta convencer Suellen a contar que está grávida para Napão; Miriam encontra cópia da foto onde Nathália está beijando o Professor Renato no meio das suas cópias de provas.

EPISÓDIO 9 – Ocupa Babilõnia

Suellen e Eric se encontram na frente da sala da direção e escutam Eduardo e Leo conversando sobre a interdição da Babilônia. Leo e Eduardo discutem na sala dos professores. Suellen e Eric contam para Nathália sobre a interdição e o grupo começa uma ocupação na Babilônia. Eduardo se desespera. Miriam entrega para Thaís a foto de Nathália e Renato se beijando. O grupo discute durante a ocupação e Suellen revela que está grávida e que o filho não é de Napão. Napão sai correndo e sobe na caixa d'água e ameaça se jogar. Suellen diz que não traiu Napão. Eduardo promete não interditar a Babilônia, se Napão descer. Thaís confronta Renato sobre a foto.

EPISÓDIO 10 – Corra que a Polícia vem Aí

Menor faz uma denúncia anônima sobre o grupo de teatro à Polícia; A Delegada Luiza e o inspetor Tavares vão à Escola para investigar e deixam os professores apreensivos; Leo acusa Miriam de ter feito a denúncia; Eric está armado, vê os investigadores e se esconde na Babilônia; Ramon também está com uma arma e busca se esconder dos investigadores na Babilônia; Os alunos do grupo de teatro são interrogados pelos investigadores, juntos com o Eduardo e Léo e deixam escapar a história da tentativa de estupro de Raiane; Raiane admite para Delegada Luiza a tentativa de estupro de Ramon e diz que Eric está escondido na Babilônia; A Delegada Luiza, Leo e o Inspetor Tavares vão até a Babilônia averiguar, Ramon e surpreendido, foge e é preso em flagrante por porte de arma de fogo.

EPISÓDIO 11 - Stanislaviski

Nei consegue uma arma falsa para o ensaio da peça; Miriam desabafa com Eduardo e pede uma licença no trabalho; Thais vê Renato recebendo ligação de Natália e pega o celular de Renato; Nei anima os alunos; Alunos fazem um bom ensaio; Nei pede que Napão fique para ensaiar um pouco mais; Napão confunde as mochilas e pega a arma errada para o ensaio; Eric evita que Napão atire em si mesmo;

EPISÓDIO 12 – Vestido Curto

Thais tenta apagar seu nome pichado do banheiro; Leo aconselha Natalia a esquecer Renato; Professores preparam uma festa surpresa de aposentadoria para o Bira; Leo e Renato discutem; Eduardo e Cesar decidem implementar um programa anti drogas e anti armas; Leo conta de seu aborto para Cesar; Leo obriga Eric a entrar para o programa anti drogas e anti armas; Thais confronta Natalia; Ramon volta;

EPISÓDIO 13 – A Estreia

Nei está inseguro por conta da estréia; Natalia nao aparece na estreia e Leo se preocupa; Nei bate o carro de Leo; Raiane conta a Eduardo sobre o caso de Renato com Natália; Raiane assume o papel de Natália; Renato é exonerado; Suellen e Napão terminam o namoro; Natália liga para Leo bebada; A peça estreia com sucesso; Natália sofre acidente fatal.

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Tags: prodav

Compartilhar: